Hibisco Colorama: conheça a planta tricolor super ornamental, perfeita para a sua casa

É um tipo de hibisco super colorido e bonitão

São Paulo, segunda-feira, 28 de março por Lucca Ranoya – O Hibisco Colorama, também conhecido como Hibisco Tricolor, é uma planta que chama bastante a atenção de quem passa por perto e das visitas da sua casa. É categorizada como um arbusto lenhoso, ou seja, produz madeira como tecido de sustentação dos seus caules e pode chegar a até 3 metros de altura.

Ele é parente do hibisco tradicional, apresentando folhas e flores menores do que a outra espécie. É um arbusto extremamente ramificado, o que o dá uma aparência extremamente peculiar e exuberante. Ademais, suas folhas nascem em tons esverdeados e se tornam com o tempo variegatas (tons esbranquiçados) e rosas. Simplesmente lindo! O Vida de Casa traz diariamente conteúdos gratuitos sobre jardinagem e cultivo de plantas! Se gostou da matéria, não se esqueça acessar os links e navegar pelo nosso blog!

Conheça essa técnica bizarra: Jogar água oxigenada nas plantas? Entenda porque sua planta agradece
Dicas de cultivo e características do Hibisco Colorama
Rega e luminosidade
Em primeiro lugar, a dica mais importante é cultivar o Hibisco Colorama em lugares que tenham sol, pelo menos algumas horas por dia! Ele precisa de exposição solar direta! Suas flores são mais simples do que as do Hibisco tradicional, normalmente vermelhas e possuem a borda ondulada. De acordo com a matéria publicada em dezembro de 2020, no Wikipedia, o gênero hibiscus abriga mais de 300 espécies e variedades de plantas, todas com folhas e flores exuberantes!

O Hibisco Colorama é uma planta tropical. Sendo assim, ele não tolera geadas e ama o Sol. Além disso ele consegue se adaptar bem em climas subtropicais. Enfim, em relação à rega, isso depende bastante do clima cultivado. Dessa forma, se seu Hibisco Colorama estiver sendo cultivado em climas muito quentes em conjunto a uma terra mais drenante, a rega deverá ser muito mais frequente.

Contudo, não se preocupe, o teste do dedo na terra é um método quase infalível para te dizer se sua planta necessita ou não de água. Nesse caso, se a terra estiver seca, pode realizar a rega que o seu Hibisco Colorama estará prontinho para recebê-la, sem erro.

Leia também a matéria do momento: O outono chegou! Entenda o que essa estação causa no seu jardim
Solo, adubação e poda
Por fim, por ser um arbusto rico em folhagens e que floresce anualmente, um solo rico em matéria orgânica pode favorecer, e muito, o desenvolvimento do Hibisco Colorama. Para novas folhas, flores e brotamentos de ramos, adube com algum adubo orgânico a cada 4 meses. Sempre respeite as quantidades indicadas e não adube em excesso.

Já a poda deve ser feita de acordo com o seu objetivo. Dessa forma, se quiser transformar o seu Hibisco Colorama em uma arvoreta, pode os ramos da parte inferior. Se quiser transformá-lo em uma cerca viva, retire os ramos de cima e se quiser espalhá-lo, desponte todos os ramos para que cresça em todas a direções. E aí, curtiu a matéria? Fique agora com o vídeo do canal “Vida no Jardim” para outras informações sobre o Hibisco Colorama:

Leia agora: O que são plantas ornamentais? Entenda de uma vez por todas o conceito

Comentários estão fechados.