Filodendro Birkin: a nova espécie charmosa, rara e fácil de cultivar em casa

O filodendro Birkin exibe uma aparência misteriosa e fascinante

São Paulo, quarta-feira, 23 de março por Lucca Ranoya – O filodendro birkin é uma planta relativamente nova nos mercados de jardinagem e cultivo. Isso porque ele é derivado de uma mutação de outra variação de filodendro. Incrível né? Suas folhas são verdes com listras esbranquiçadas.

Você sabia que quando encontramos esses pontos brancos e esbranquiçados nas variedades de plantas, chamamo-as de variedades variegatas? Isso acontece porque naqueles pontos, a planta não produz a clorofila e deixa de exibir a cor verde, tão esperada nos vegetal. Olha quantas curiosidades você já aprendeu nesse início de texto! Aqui no Vida de Casa é assim, nós trazemos conteúdos gratuitos, informativos, que te educam sobre as mais diversas variedades de plantas! Não deixe de conferir os links e acessar o blog.

Veja também: Você sabe o que são plantas nativas? 5 plantas brasileiras para você conhecer

Filodendro Birkin a nova espécie charmosa, rara e fácil de cultivar - Reprodução Canva Filodendro Birkin a nova espécie charmosa, rara e fácil de cultivar – Reprodução Canva
Filodendro Birkin e a decoração
Esse tipo de filodendro está sendo muito utilizado na decoração interna. Ao longo do seu desenvolvimento, essa planta desenvolve raízes aéreas, que tem por objetivo agarrar em superfícies verticais para crescer em forma de trepadeira. Por isso, pode ser cultivada próximas de paredes, árvores ou em vasos suspensos.

De acordo com a matéria publicada na Uol, escrita pelo Gustavo Frank De Nossa, dia 24 de novembro de 2020, o gênero dos filodendros, de uma forma geral, compõe plantas tóxicas para quem os animais. Portanto, tome cuidado se mesmo assim resolver cultivar a filodendro birkin dentro de casa. Preferencialmente, deixe-a em um local fora do alcance do seu bichinho. Os filodendros são parecidos com a Jibóia, uma outra trepadeira popular muito usada na decoração interna.

Veja também: O que são plantas ornamentais? Entenda de uma vez por todas o conceito
Características do Filodendro Birkin
Primeiramente, suas folhas são rígidas e ovaladas, com a variegação espalhada por quase toda a superfície. De fato, é uma planta bem compacta, crescendo até 1 metro de altura e emitindo raízes aéreas. Na natureza, os filodendros costumam escalar as árvores durante o curso do seu desenvolvimento.
Dicas de cultivo
Por fim, o filodendro birkin deve ser cultivado em um local de sombra ou meia sombra. Entretanto, nunca em um local obscuro sem luminosidade alguma. Já a rega, deve ser regular, somente quando a terra estiver seca, pois, em excesso, pode apodrecer as raízes.

Em último lugar, a terra deve ser rica em matéria orgânica, porém, fibrosa e drenante. Dessa forma, use materiais como a fibra de coco ou areia, para que sua planta possa responder melhor à umidade do substrato. E aí, curtiu? Fique agora com o vídeo do canal “Vida no Jardim” e conheça mais sobre esse tipo de filodendro tão especial.

Veja também: Fitônia: conheça essa espécie muito charmosa e saiba como cuidar; Confira agora

Comentários estão fechados.