Está se sentindo estressado? O que a ciência já sabe sobre as plantas de escritório

Trazem benefícios para o corpo e para a nossa saúde mental

As plantas não só atuam como itens de decoração e purificadores de ar. Existem estudos provando que suas influências se estendem além das aparências e atingem o bem-estar físico e a psique humana. Nessa quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022, você descobrirá alguns benefícios de cultivar plantas no seu escritório.

Em primeiro lugar, a própria presença dos vegetais no ambiente pode mudar os próprios sentimentos humanos. Sim, por incrível que pareça, cultivar algumas mudinhas dentro do seu escritório pode aliviar aquela angústia sentida quando estamos sobrecarregados. O Vida de Casa separou esse artigo especialmente para você. Os estudos que concluíram esses benefícios foram anexados na descrição do vídeo do YouTube linkado no final do artigo. Todos os créditos são dados ao canal Cultivando.

Veja também: 3 plantas que não são para iniciantes e requerem cuidados especiais

Está se sentindo estressado O que a ciência já sabe sobre as plantas de escritório - Reprodução Canva (2) Está se sentindo estressado O que a ciência já sabe sobre as plantas de escritório – Reprodução Canva (2)
Mudança de sentimentos
As pesquisas foram feitas usando eletrodos (na cabeça dos participantes) que conseguiam ler os impulsos elétricos de cada pessoa e associá-los com um tipo de emoção. Dessa forma, o estudo concluiu que, na presença de plantas, os participantes conseguiam sentir emoções mais positivas. Ou seja, cultivar uma mudinha, independente da espécie escolhida, pode trazer mais positividade para o seu dia.
Aumento de produtividade
Nesse segundo estudo, foi concluído que a produtividade geral das pessoas que foram expostas a algum tipo de planta aumentou em comparação as que não foram. Além disso, esse estudo também concluiu que menos pessoas foram afastadas por doenças durante o trabalho quando estavam expostas aos vegetais do que as que não estavam. Enfim, não se sabe ao certo o motivo desse resultado.

Leia também: conheça a torta de algodão, um adubo orgânico simples de usar
Conforto térmico
Em um último estudo holandês, percebeu-se que cultivar plantas no ambiente no escritório pode reduzir a sensação de calor. Sim, os participantes que estavam expostos às verdinhas relataram se sentirem mais confortáveis em ambientes quentes do que os que não foram. O detalhe é: a temperatura do ambiente era a mesma em ambos os grupos. Assim, o que mudou foi a sensação térmica percebida por cada um. Interessante não é?

Enfim, existem muitas razões para você cultivar uma planta em um local visível ou próximo de onde trabalha. Além dos benefícios óbvios que as pequenas trazem como a produção de oxigênio e a limpeza do ar “sujo”, elas também podem te ajudar a se sentir melhor.

E aí, curtiu? Então, assista o vídeo do canal Cultivando e confira a seleção de plantas que o Gaspar Yamasaki sugere para você cultivar no escritório ou home office.

Você também pode gostar: suculentas que gostam de meia sombra? Lista completa para cultivar em casa

Comentários estão fechados.