Conheça as 7 flores de jardim que são brasileiras e você não sabia

São nativas desse país maravilhoso

São Paulo, terça-feira, 22 de março por Lucca Ranoya – Alguns brasileiros sofrem da “síndrome” do estrangeirismo. Uma estranha tendência que os leva a pensar que tudo o que é de fora do país é melhor. Felizmente, nessa matéria, te traremos 7 flores de jardim que são brasileiras e embelezam tanto o seu espaço quanto as estrangeiras.

Além de honrar o território em que vivemos e abraçar toda a beleza que ele tem para nos oferecer, quando cultivamos espécies nativas, melhoramos a harmonia ambiental e elevamos a resistência daquele ecossistema. A biodiversidade em solo brasileiro é tão grande, que ainda se registra mais de 300 espécies novas de flora por ano, de acordo com os dados da Fundação de amparo à pesquisa do estado do Amazonas. Para mais informações sobre plantas, acesse o Vida de Casa.

Veja também: Azeite de oliva extravirgem: alimento ou remédio? Conheça os benefícios desse óleo

Conheça as 7 flores de jardim que são brasileiras e você não sabia - Reprodução Canva (1) Conheça as 7 flores de jardim que são brasileiras e você não sabia – Reprodução Canva (1)
Begoninha
Em primeiro lugar, falaremos brevemente sobre a begoninha. Também conhecida como azedinha, fica linda em vasos, canteiros e projetos de forração de jardins. Suas flores são lindas ao olhar, de cores brancas, rosas, vermelhas e são bem delicadas. Florescem quase o ano inteiro.
Falsa Érica
O nome pode ser engraçado, mas a espécie não deixa de ser linda. É ótima para quem deseja criar maços bem compactos e robustos no seu jardim. Enfim, geram pequenas flores, brancas, lilases e se adaptam bem ao sol pleno. É um arbusto que pode crescer em forma de arvoreta.
Epidendro
Em terceiro lugar, uma espécie que representa as orquídeas brasileiras: o epidendro. Sua floração é simplesmente maravilhosa, exibindo flores vermelhas, amarelas, laranjas e rosas. O epidendro é uma orquídea peculiar, visto que suas necessidades de luminosidade são um pouco diferentes das outras orquídeas de meia sombra. Ele gosta de receber sol direto nos horários mais amenos.
Lantana Camara
Em quarto lugar, encontramos a lantana. De acordo com a matéria publicada dia 27 de fevereiro de 2020, no Wikipedia, lantana é um gênero de planta que compila cerca de 530 espécies perenes e inclui as variações que trataremos a seguir. Também conhecida como Cambará, muito comum nos jardins, são plantas coloridas que atraem borboletas e se desenvolvem em grandes maços volumosos. Suas pequenas inflorescências são multicores, exalam um perfume delicioso que fica com quem as toca. Ademais, são muito rústicas em relação às suas necessidades de cultivo.

Veja também: Beijo pintado: acompanhe as melhores dicas de cultivo para cuidar dessa planta encantadora
Esponjinhas
Elas são ótimas opções para formarem cercas vivas. Possuem variedades de cores diferentes nos tons rosados, esbranquiçados e avermelhados. As esponjinhas florescem mais de uma vez por ano e são bem resistentes aos diversos climas do Brasil.
Helicônias
Em sexto lugar, falaremos sobre esse gênero de plantas denominado helicônias. Existem diversas variedades dentro do grupo, mas geralmente preservam a característica de apresentar folhas grandes, de inflorescências vibrantes e grandes. Um exemplo disso é a própria bananeira.
Bougainvillea
Em último lugar, terminamos a matéria falando da primavera! Pois é, ela também é uma planta brasileira. É uma trepadeira ornamental, cheia de variedades, com espécies nativas do sul e nordeste brasileiro. Suas flores, de charme inegável, florescem mais de uma vez por ano. Porém, como o próprio nome já aponta, floresce lindamente, também na primavera.

E aí, curtiu a lista? Agora você pode decorar o seu jardim sabendo escolher pelo menos 7 tipos de flores que são brasileiras, cheirosas, coloridas e lindonas. Não deixe de pesquisar para que possa ter acesso às imagens de cada flor! Inclusive, a nossa modelo de capa foi uma variação de lantana cambará! Por fim, fique com o vídeo do canal “Meu Jardim” para outras 4 espécies de flores brasileiras. Aproveite!

Comentários estão fechados.