Conheça a Tostão Esmeralda: uma ótima opção de planta suspensa para cultivar em casa

É uma espécie muito usada também para fazer forrações

São Paulo, segunda-feira, 28 de março por Lucca Ranoya – A Tostão Esmeralda é uma espécie de planta parente da famosa dinheiro em penca, muito usada para o cultivo em cuias. O cultivo em cuia facilita a instalação de vasos suspensos e permite que a planta se desenvolva em forma de cascata, trazendo um ar muito moderno e bonito para os ambientes internos. A cuia é um tipo de vaso mais arredondado, de boca bem larga e altura reduzida.

Além disso, a Tostão Esmeralda pode ser usada como planta de forração de canteiros e jardins. Seu crescimento nesse caso acontece para os lados, cobrindo toda a extensão de solo planejada e desejada. O Vida de Casa traz diariamente conteúdos gratuitos sobre o mundo das plantas e jardinagem amadora! Para saber mais, acesse os links disponíveis na matéria e navegue no nosso blog!

Veja também: O outono chegou! Entenda o que essa estação causa no seu jardim

Conheça a Tostão Esmeralda uma ótima opção de planta suspensa para cultivar em casa - Reprodução Canva (1) Conheça a Tostão Esmeralda uma ótima opção de planta suspensa para cultivar em casa – Reprodução Canva (1)
Características da Tostão Esmeralda
Em primeiro lugar, ela é uma planta de caules longos e rasteiros, o que dá a habilidade de forrar belamente o seu jardim. Ademais, suas folhas são espaçadas, nascem nos nós do caule e exibem um tom verde esmeralda que dá o nome popular a espécie. Suas folhas são um pouco maiores do que a Tostão tradicional (dinheiro em penca).

Enfim, outra característica bem legal da Tostão Esmeralda é o aparecimento de raízes ao longo do seu caule que ajudam no enraizamento da planta durante o seu desenvolvimento sobre a terra. A tostão Esmeralda apresenta floração na ponta dos caules, presenteando o olhar do cuidador com flores pequenas e brancas.

Leia também: Fitônia: dicas rápidas e práticas para cultivo dessa planta, confira
Dicas de cultivo da Tostão Esmeralda
Em segundo lugar, a Tostão Esmeralda prefere climas de temperatura mais amena, mas não tolera geadas. Em relação à luminosidade ideal, a espécie prefere sombra ou meia sombra. A claridade direta de um sol forte poderá queimar as suas folhinhas verde-esmeraldas.

Porém, é muito importante que colocá-la em um local com uma boa claridade difusa! Não pode ser escuro demais! Os cuidados são similares ao da sua parente dinheiro em penca, que podem ser encontrados nessa matéria escrita pela Silvia Montico, em setembro de 2021, publicada no site da Uol.

Então, em relação à rega, por ser uma semi-suculenta, a Tostão Esmeralda não suporta solos constantemente úmidos. Portanto, só realize a rega da sua planta quando perceber que o solo está seco. A terra deve ser semi arenosa, para que a drenagem seja otimizada e espante qualquer vestígio de umidade excessiva. Para isso, misture uma parte de areia para cada 2 partes de terra vegetal estercada ou adubada.

Por fim, as podas devem ser feitas com a mão, retirando as folhas amareladas e secas da planta saudável sempre que sentir necessidade. A adubação pode ser feita a cada 4 meses utilizando o adubo da sua preferência. A dica é tentar entender as necessidades do momento e da espécie que está cultivando antes de adubar. É isso! E aí, curtiu a matéria? Fique com o vídeo do canal “Vida no Jardim” para mais informações sobre o uso paisagístico da Tostão Esmeralda:

Veja também: Jogar água oxigenada nas plantas? Entenda porque sua planta agradece

Comentários estão fechados.