Como fazer para ter em casa um resedá de jardim? Conheça essa árvore de paisagismo urbano que deixa as ruas lindas

Passo a passo para ter o resedá em casa

São Paulo, terça-feira, 29 de março, por Lucca Ranoya – O resedá é uma árvore de origem indiana que se faz muito presente nas regiões sul e sudeste do Brasil. Ela tem um porte pequeno, que varia de 3 a 5 metros de altura, muito usada em projetos paisagísticos por exibir suas belas florações brancas e rosas.

O resedá pode ser plantado tanto em vaso, como em solo aberto, em um jardim ou canteiro. Contudo, o espaço disponível certamente influenciará no desenvolvimento da árvore. Portanto, tome a decisão de plantar o resedá de acordo com a disponibilidade de espaço que tem aí na sua casa. O Vida de Casa trouxe esse artigo especialmente para você, caro leitor. Acompanhe o passo a passo de como plantar essa espécie ornamental em casa.

Leia também: Quer aprender como cultivar plantas na água? Confira agora dicas
Como plantar o resedá
Opções de cultivo
Em primeiro lugar, você pode plantá-lo usando a semente, por estaquia ou comprando uma muda já desenvolvida. Tudo depende do tempo que possui e quão apressado está se sentido para ver o seu resedá crescer e florescer. Ainda assim, cultivar o resedá pela semente pode se tornar um caminho longo, antes de obter um resultado ornamental impressionante. Por isso, hoje, vamos focar somente no transplante de uma muda e no plantio por estaquia, que são os métodos de crescimento geralmente mais rápidos.
Estaquia
O plantio por estaquia acontece quando um galho de um resedá, já desenvolvido, é enfincado em uma terra fértil. A estaquia nada mais é do que o plantio da espécie que utiliza o galho jovem. Para realizá-la, escolha um galho saudável, corte suas extremidades laterais e enfinque-o, pela parte do corte, em uma terra úmida e fértil. Com o tempo, aquele pedacinho criará raízes e começará a se desenvolver independentemente.
Utilizando uma muda
Em contrapartida, se for cultivar diretamente pela muda, você precisará realizar o seu transplante, para um vaso maior ou para o jardim. Os solo vendidos pelas lojas de jardinagem, que vem com a muda, geralmente são pobres em nutrientes e servem somente para a sustentação inicial da planta.
Cultivo em vaso
Então, se resolver cultivar o seu resedá em um vaso, compre um que se adéque as suas necessidades e ao espaço disponível que tem. O resedá é uma espécie de planta que precisa de sol pleno para florir e desenvolver legal. Dessa forma, prefira colocá-lo em um local externo e utilizar uma terra rica em matéria orgânica e bastante nutritiva na hora de transplantar.

Enfim, a terra não deve ser muito arenosa ou muito argilosa. Uma opção legal de mistura para iniciar o seu plantio é:

1 parte de terra vegetal;
meia parte de esterco curtido;
meia parte de húmus de minhoca;
um décimo de parte de perlita.

Veja também: Jogar água oxigenada nas plantas? Entenda porque sua planta agradece
Passo a passo de como plantar
Em um vaso, encha um terço do espaço com a mistura de substrato sugerida e acomode o torrão da muda sobre seu centro. Depois, cubra os buracos laterais com o restante da terra. Encha de uma forma que todas as raízes fiquem totalmente cobertas. Em seguida, realize a rega para ajeitar e assentar o substrato.
Quando plantar o resedá
Plante-o logo depois do inverno, quando as variações de temperatura diminuírem. O resedá é uma planta bem rústica, então, se adapta bem na maior parte dos climas. Contudo, ele não aguenta geadas e secas prolongadas. Assim, dependendo do local que irá plantar, apenas ajuste a frequência de rega o observe como a planta reage ao clima.
Quando o resedá floresce
A árvore mostra as suas flores na entrada da primavera e ao longo de todo o verão, colorindo ruas, quintais e parques. Seus frutos, apesar de não muito populares, não são comestíveis. O resedá é uma bela espécie ornamental, cuja beleza vale o esforço do cultivo.
Luminosidade e rega do resedá
O resedá é uma árvore de sol pleno, como já foi mencionado acima. Sendo assim, ele precisará de pelo menos 6 horas diárias de sol para que poder se desenvolver com saúde. Se ele já estiver grande, regue-o uma ou duas vezes na semana. Mas, na hora da rega, nunca, nunca exagere e encharque o solo, pois, isso pode danificar as raízes da sua companheira e acabar com o seu projeto de longo prazo.

Com isso, regue seu resedá quando notar que a superfície do solo está seca. Em relação à poda, realize-a logo depois do inverno, para que estimule ainda mais os brotamentos de novos ramos e auxilie a espécie a descartar as folhas mortas e galhos quebrados, resultantes de um inverno e outono rigorosos.

E aí, curtiu a matéria? Fique agora com o vídeo do canal “Admirando a Natureza” para mais informações sobre o resedá e dicas de cultivo da espécie. Aproveite!

Você também pode gostar: Você sabe o que são plantas nativas? 5 plantas brasileiras para você conhecer

 

 

Comentários estão fechados.