#Plantas

Aposte nas mini plantas para decorar os espaços internos da sua casa

São Paulo, terça-feira, 19 de abril, por Lucca Ranoya – Você conhece as mini plantas? Para quem não tem um espaço muito generoso em casa e mesmo assim deseja a companhia das verdinhas na sua rotina, as mini plantas se tornam uma ótima opção para o cultivo.

ID do canal inválida ou não há videos.

Mas, antes de tudo, vamos entender o que são as mini plantas. Elas são espécies que podem ser cultivadas em ambientes e espaços limitados e que se desenvolvem sem grandes problemas ali. Geralmente, usam-se espécies que naturalmente não possuem uma grande genética de crescimento, como é o caso de algumas suculentas, para tal feito. Para mais informações sobre o mundo das plantas, acesse o Vida de Casa e navegue pelas matérias!

Veja também: O que fazer em caso de picada de cobra no jardim? Veja dicas de segurança

Aposte nas mini plantas para decorar os espaços internos da sua casa – Reprodução Canva (1)

As mini plantas podem ser plantas anuais ou perenes. O que irá determinar o tamanho da sua verdinha, será o espaço que ela terá para poder desenvolver as suas raízes. Sendo assim, se plantar em vaso de tamanho reduzido, seu crescimento será proporcional aquele espaço.

Entretanto, se preferir plantar em um jardim ou canteiro, que geralmente tem mais profundidade de terra, escolha espécies com a genética de crescimento reduzida, como por exemplo as azulinhas, marantas, mini costela de adão, dracenas mais compactas, entre outras.
Plantas de sombra e meia sombra
A grande sacada é cultivar espécies que se adaptem bem a sombra ou meia sombra, para que não sofram com a falta de luminosidade direta, presente dentro das moradias. Porém, não coloque nenhuma planta em um cômodo sem janelas e escuro, pois, a maior parte das plantas precisam de algum grau de luminosidade para que consigam fazer fotossíntese, mesmo que ele seja pequeno!

Além disso, espécies com flores também podem ser cultivadas em formato de mini plantas, como é o caso dos mini crisântemos e as mini kalanchoes. Nesse caso, o ideal é cultivá-las perto de janelas ou sacadas, que forneçam pelo menos algumas horas de sol direto sobre elas. As flores precisam disso mais do que as outras espécies!

Você também pode gostar: Como cultivar amora-vermelha? veja dicas práticas para o seu jardim sempre ter frutinhas
Manutenção e cuidados
Enfim, como todas as plantas, cada espécie precisará de cuidados específicos para prosperar. As suculentas precisarão de solos mais arenosos e drenantes, enquanto plantas que possuem flores podem precisar de uma adubação semestral. A terra sempre deverá conter um pouco de matéria orgânica para fornecer nutrientes básicos para o metabolismo vegetal.

As regas somente devem ser feitas quando a terra já estiver seca. Por fim, as mini plantas se tornam uma ótima opção de baixo custo e investimento para quem não tem muito tempo de dedicação, tem pouco espaço, mas, não quer deixar de viver à companhia de uma plantinha!

E aí, gostou da matéria? Fique agora com o vídeo do canal “Vida no Jardim” para mais informações sobre o tema e dicas de outras espécies de mini plantas para cultivar em casa!

Leia também: Plantas na Argentina: saiba quais são as principais delas para ter em seu jardim

Lucca

Paulista, morando atualmente em São Paulo, entrei para o mundo da redação para blogs em 2021. No mesmo ano fui convidado para atuar como revisor e tenho trabalhado assim, desde então. Massagista em formação, atualmente trabalho com a escrita e revisão de posts sobre plantas, dicas de jardinagem, cultivo de plantas ornamentais e dicas para a vida caseira. Nos momentos de lazer, sou um músico apaixonado, amo cantar, tocar e compor. Nutrição, esporte e movimento são três grandes aspectos que compõe a maior parte da minha vida! Seja bem-vindo(a)!

Recent Posts

Quer saber como desencardir pano de prato? Aprenda agora as melhores misturinhas caseiras e nunca mais sofra esfregando

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Desencardir pano de prato não…

2 de junho de 2022

Aprenda como lavar amendoim com casca antes de cozinhar; conheça os benefícios dessa leguminosa

Porto Seguro, 02 de junho de 2022, por Daniela Mattos – Aprenda o jeito correto…

2 de junho de 2022

O bebe começou caminhar? Veja como deixar a casa mais segura para as crianças

Montes Claros, 02 de junho de 2022, por Hévila Meireles — Quando se trata de…

2 de junho de 2022

Conheça as frutas cítricas que possuem mais propriedades benefícas para sua saúde

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — As frutas cítricas são tradicionalmente…

2 de junho de 2022

Pó branco nas folhas das plantas: veja o que significa e como agir para protegê-las

Vargem Grande Paulista, 02 de junho de 2022, por Beatriz Ojeda — Jardineiros amadores e…

2 de junho de 2022

Babosa e óleo de coco: qual melhor? Aprenda como aplicá-las ao cabelo

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Você costuma hidratar o cabelo…

2 de junho de 2022