Limpeza de ar condicionado: saiba como fazer a manutenção do seu aparelho doméstico

Manter o filtro do seu ar condicionado higienizado evita problemas respiratórios

Sempre que se fala em limpeza de ar condicionado, muitas pessoas acreditam que é necessário fazer a retirada do local e chamar algum técnico. Porém, existe formas simples de manter seu equipamento em dia e com pleno funcionamento. Nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, traremos dicas simples que te ajudarão nesse processo.

Assim como ter uma boa rede elétrica, o ar condicionado necessita de cuidados especiais. No verão, esse aparelho passa a ser usado ainda mais e precisa estar em dia para não haver consumo excessivo de energia ou até mesmo o seu mau funcionamento. Por isso, o blogue Vida de Casa vai te apresentar soluções práticas e para saber mais, basta continuar a leitura conosco.

Leia também: Sua planta pede água! Descubra os 3 sinais mais claros que indicam falta de água

Limpeza de ar condicionado - reprodução: Canva Limpeza de ar condicionado – reprodução: Canva
Limpeza do ar condicionado
Antes de mais nada, ele vai começar a demonstrar sinais de que uma manutenção precisará ser feita. Por exemplo, pode começar a pingar, fazer barulhos recorrentes e até mesmo deixar de refrigerar seu ambiente. Ou seja, a limpeza é parte da manutenção preventiva do seu aparelho de ar condicionado.

Dessa forma, muitos fabricantes pedem que essa limpeza seja feita semanalmente. Logo, a probabilidade de se ter um problema se tornará ainda mais distante. Agora, você vai conferir qual o passo a passo precisa ser seguido.

Leia também: Veja o passo a passo para fazer desodorante caseiro de forma fácil

Desligue o aparelho e retire da tomada;
Retire o painel frontal;
Limpe com pano úmido;
O filtro pode ser lavado em água corrente, morna e com sabão neutro;
Deixe secar naturalmente;

Já para a limpeza mais pesada e interna, você deve buscar ajuda profissional. Segundo os fabricantes, ela precisa ser feita a cada 6 meses, nessa etapa serão trocados os filtros e o que mais precisar. Além disso, os aparelhos precisam passar por revisão antes dos períodos de uso constante e mais fortes, como é o caso da chegada do verão.

Leia também: Caldo de feijão: saiba as melhores dicas de como engrossar o caldo do feijão de forma simples

Por fim, se você gostou desse conteúdo, aproveite para compartilhar com mais pessoas. Além disso, não esqueça de deixar seu comentário ou sugestão ao final do artigo. Por último, assista o vídeo abaixo que fala sobre como fazer em casa a limpeza de ar condicionado.

 

Comentários estão fechados.