Chá de cavalinha é bom para quê? Entenda a importância desta bebida para o seu organismo

Aprenda a fazer a bebida que oferece inúmeros recursos para a melhoria do organismo

Montes Claros, 02 de junho de 2022, por Eliel Meireles — Existem diversos tipos de chás que trazem benefícios para a saúde, e dentre eles está o chá de cavalinha. Originária da Ásia, a cavalinha é uma planta medicinal com diversas propriedades benéficas, como a melhora da circulação sanguínea, o alívio da ansiedade e da tensão, a prevenção de enxaquecas e dores de cabeça, e ainda o aumento da libido.

Os benefícios do chá de cavalinha são provenientes de suas propriedades diuréticas, laxativas, anti-inflamatórias e estimulantes. Aliás, a planta, conhecida cientificamente como Equisetum, é rica em sais minerais, como cálcio, ferro, magnésio e cobre. Do mesmo modo, é fonte de vitaminas do Complexo B, ideais para o metabolismo das proteínas e dos carboidratos.

Saiba mais: Chá de Gengibre é bom para gripe? Como fazer, dicas, pra que serve e benefícios
Para que serve o chá de cavalinha?
De acordo com o site Conquiste sua Vida, a cavalinha apresenta uma série de minerais importantíssimos para a saúde em sua memória celular. Ela é fonte de potássio, cálcio, fósforo e silício, um mineral que contribui para a formação de colágeno e previne o envelhecimento precoce da pele. Ou seja, tomar um copo de chá de cavalinha por dia pode fornecer uma boa dose de minerais e ajudar a deixar a sua pele mais bonita.

Chá de cavalinha é bom para quê? (Reprodução Canva Pro) Chá de cavalinha é bom para quê? (Reprodução Canva Pro)
Chá de cavalinha emagrece?
Uma xícara de chá de cavalinha tem cerca de 2 calorias e, por isso, é um excelente aliado para quem deseja emagrecer. Afinal, o chá ajuda na eliminação de toxinas do organismo, contribuindo para a perda de peso e ainda reduz a retenção de líquidos.

Veja também: Afinal chá de boldo serve para quê? Descubra as propriedades desta planta
Ajuda a diminuir a pressão arterial
As propriedades contidas nesta planta auxiliam na diminuição da pressão arterial. A propósito, a sua ação diurética potencializa a eliminação de líquidos, fazendo os vasos sanguíneos trabalharem com menos volume de líquido. Como resultado, o coração funciona com menos esforço para bombear o sangue, o que diminui a pressão arterial.
Como fazer chá de cavalinha?
Para preparar a bebida e usufruir de todos os benefícios que o Vida de Casa trouxe acima, basta utilizar 1 colher de chá da erva para cada xícara de água fervente. Deixe a infusão repousar por 10 minutos, coe e beba ainda quente. O chá de cavalinha pode ser consumido uma ou duas vezes ao dia.

Você também pode gostar: Saiba porque o chá de alecrim é tão popular: você irá se surpreender com os benefícios dessa bebida

Comentários estão fechados.