Você sabe o que as minhocas fazem no seu jardim? Benefícios para o cultivo

Seres tão pequenos podem trazer benefícios muito importantes

As minhocas são animais anelídeos, ou seja, tem uma divisão corporal segmentada, alongada em forma de anel. No mundo existem variadas espécies desse bichinho, mas, de uma forma resumida, classificamos as minhocas no mundo da jardinagem em 3 grupos: a minhoca mansa, a brava e o minhocuçu. Nesse sábado, 5 de fevereiro, você entenderá qual o papel que esses animais desempenham no seu jardim.

O conhecimento é uma grande virtude, que, quando aplicada, pode gerar resultados fantásticos. Por isso, o Vida de Casa trouxe esse artigo com o intuito de compartilhar mais essa informação e te empoderar em relação ao cultivo do seu jardim. Uma vez usando as minhocas, a qualidade da sua terra aumentará tremendamente em vários sentidos. Acompanhe.

Veja também: húmus de minhoca! Aprenda a utilizar esse adubo maravilhoso nos seus vasos

Você sabe o que as minhocas fazem no seu jardim Benefícios para o cultivo - Reprodução Canva (1) Você sabe o que as minhocas fazem no seu jardim Benefícios para o cultivo – Reprodução Canva (1)
Indicativo de pureza do solo
Em primeiro lugar, terra com minhoca e outros seres vivos indica terra viva! Sim, as minhocas são seres extremamente sensíveis à poluição e elementos tóxicos. Isso porque sua alimentação é baseada em detritos de matéria orgânica, que se contaminados, podem ferir muito seu organismo. Portanto, sempre que chegar em um jardim ou terreno com o intuito de produzir algo, um dos primeiros testes de qualidade do solo que pode fazer é observar se lá existem minhocas.
Aeração e textura de solo
Além disso, quando se movimentam, criam pequenos canais embaixo da terra que aumentam a oxigenação do solo. As raízes da planta se beneficiam muito com isso, pois, elas também precisam respirar! Você sabia? A medida que vão se movendo, o solo se revolve, as grandes partículas de terra vão se quebrando e a textura da terra melhora.

Você também pode gostar: como que eu faço o meu próprio adubo? Passo a passo para iluminar a tarefa
Aumenta a disponibilidade de nutrientes
Enfim, as minhocas também aumentam a disponibilidade de nutrientes dentro da própria terra. O produto da sua digestão é o famoso húmus, composto rico em diversos minerais que é frequentemente usado como adubo orgânico em vasos e jardins.

Ademais, esses túneis de ar, quando combinados com essa terra preta que é o húmus, ajudam o terreno na captação de água. Isso pode ser extremamente importante dependo do estado inicial da terra. Principalmente em locais muito quentes e secos. Por fim, isso facilita o cultivo porque o jardineiro não tem que ficar regando com tanta frequência seus vasos ou a sua horta.

E aí, curtiu? Fique agora com um video do canal Cultivando e descubra outros benefícios que a presença das minhocas podem trazer para o seu cultivo.

Leia também: suas plantas pararam de crescer? Conheça o adubo mais popular do mercado

Comentários estão fechados.