Planta fantasma Monotropa uniflora: conheça a flor horripilante

Também conhecida como cachimbo fantasma ou cachimbo indiano, a Monotropa uniflora é única e curiosa. Aprenda mais hoje sobre essa linda flor

Porto Alegre, terça-feira, 15 de março de 2022 — Também conhecida como cachimbo fantasma ou cachimbo indiano (fonte: Wikipédia), a Monotropa uniflora, planta fantasma, é única e curiosa. Aprenda mais hoje sobre essa linda flor e considere colocar no seu jardim. Mas claro, se você tiver um gosto excêntrico para decorações.

Mas se você preferir um jardim mais vivo, também podemos ajudar você. Aqui no blog Vida de Casa há muitos artigos sobre plantas verdíssimas e coloridas para você conhecer. Então, depois de aprender mais sobre a planta fantasma Monotropa uniflora, confira as outras matérias. Agora, vamos à leitura?

Leia também: Mentruz: conheça os benefícios dessa planta para a sua saúde
Conhecendo a planta fantasma
A Monotropa uniflora é uma planta perene herbácea, nativa a regiões temperadas. Você pode encontrar essa bela flor na Ásia, na América do Norte e em regiões ao norte da América do Sul. Mas há bastante distância entre elas.

A planta fantasma geralmente possui cor branca em tom de cera. Mas também pode ter manchas pretas ou ser rosada. Ainda que raramente, também é possível encontrar a Monotropa uniflora na variação vermelho-escuro. E apenas uma flor nasce por haste.

Os estames chegam a alturas de 5 a 30 centímetros, com folícolas de 5 a 10 mílimetros. As estruturas da planta são pequenas, finas e translúcidas. Assim, é uma planta bem frágil e deve ser manuseada com cuidado se for cultivá-la.

A cor branca não é apenas decorativa. É um sinal de que a planta fantasma não tem clorofila. Assim, ela é incapaz de produzir seu alimento a partir da energia da luz do sol. Mas ela não passa fome, ela se alimenta de forma parasita. Ela se prende a fungos e se alimenta deles, sugando a energia que eles tiram de outras plantas. Isso pode dificultar seu cultivo no jardim.

Confira também: Clorofito: conheça e cultive essa planta de folhas e charme longos
Imagens em vídeo da Monotropa uniflora
A planta fantasma pode ser difícil de se cultivar em casa, devido a sua relação complexa com outros seres. Isso não impede, no entanto, que você a admire. Confira abaixo a um vídeo belíssimo do canal Wandering Sole Images com imagens da Monotropa uniflora na natureza. Assim, assistir até o fim vale a pena, porque é um vídeo de tirar suspiros.

Você também pode gostar de: Molho tasty: receita com sabor próximo ao original desse molho popular

Comentários estão fechados.