#MeuJardim

Jardins japoneses: como fazer uma composição paisagística nesse estilo

Os jardins japoneses são locais de paz e encontro com a natureza. Além disso, a imitação da natureza está atrelada à eles de várias formas. Portanto, veja como você pode fazer uma composição paisagística nesse estilo aqui, hoje, dia 27 de dezembro.

ID do canal inválida ou não há videos.

O jardim japonês tem elementos característicos. Além disso, a aplicação de elementos paisagísticos como a água, pedras, dentre outros, é feita de uma maneira específica. Por isso, tudo será detalhado abaixo pelo Vida de Casa!

Jardins japoneses: como fazer uma composição paisagística nesse estilo

O jardim japonês tem elementos como água, o bambu e a folhagem vermelha, que estão sempre presentes. Para que você possa conhecê-los melhor, veja abaixo cada elemento que deve estar presente e como utilizá-los:

Veja também: Como deixar o piso com mais brilho? Veja dicas de faxina barata

A água nos jardins japoneses

A água sempre está presente no jardim japonês em formas sinuosas, para que lembrem o aspecto delas na natureza. Dessa maneira, colocar algumas pedras ao redor dos canais aquosos é uma boa ideia para dar mais realismo à essa imitação. Contudo, varie o tamanho das pedras para que pareçam mais naturais.

Folhagem vermelha

O vermelho é uma cor sempre presente nos jardins japoneses. Ele está principalmente nas folhagens das plantas, mas não somente nelas! Com frequência, vemos essa cor pintando os elementos não naturais dos jardins, como pontes ou lanternas.

Pontos de observação

Em todos os jardins japoneses encontram-se pontos naturais para observação da paisagem. Pode ser em cima de rochas, ou mesmo um espaço grande de grama perto da água. O importante é reservar um ambiente em que se possa enxergar a principal paisagem criada no jardim.

Você também pode gostar: Cuidados que você deve tomar na hora de plantar qualquer planta

Lanternas e outros elementos

Lanternas japonesas têm um significado próprio dentro da cultura japonesa, de acordo com o número de seus andares. Contudo, estão sempre presentes nos jardins japoneses em maior, ou menor número.

Outro elemento sempre presente nestes jardins é o bambu! Tanto em sua forma natural, plantado, como em elementos construtivos, como cercas e escadas. Além disso, um elemento muito comum em jardins japoneses maiores é a ponte.

Areia nos jardins japoneses

Todo mundo conhece o Jardin-Zen. Aquele pequeno recipiente contendo areia, que pode ser mexida com um mini rastelo. Ele é inspirado nos jardins japoneses antigos feitos em locais onde não havia água. A areia era espalhada pelo local, para imitar a água, e mexida com rastelos.

Portanto, utilizar a areia é uma boa opção para quem não quer gastar fazendo espelhos d’água ou pequenas lagoas. Para saber mais sobre jardim japonês, assista ao vídeo abaixo, retirado do canal 123 Japonês, do Youtube:

Pode te interessar: Quais são as espécies de plantas tóxicas para gatos? Saiba aqui o que faz mal para os pets

Laís de Melo

Sou uma só e sou muitas! Sou esposa, dona de casa, cozinheira, mãe de cachorro e de gato, filha, irmã, amiga, sobrinha. Também sou jardineira, vendedora, designer de interiores, produtora de conteúdo! Eu sou leitora ávida! Tempo ocioso, eu passo com um livro na mão! E leio de tudo! Romances, policiais, autoajuda, livros técnicos, finanças, negócios, empreendedorismo, religião, ficção, não ficção! De tudo mesmo! O que eu gosto é aprender muitas coisas e distribuir informações sobre elas por aí! Sobre meu passado profissional: Cursei Direito até o Sétimo período, quando decidi buscar algo que estimulasse minha criatividade. Fiz Design de Interiores (algo que amo ter como hobby, estou sempre fazendo projetos simples para conhecidos) e curso de Personal Organizer (também trabalhei um pouquinho com isso). Já fui vendedora em loja de cabelos, recepcionista de consultório médico, vendi pizza congelada para estabelecimento comercial, trabalhei com lembrancinhas personalizadas, fazendo velas e também corrigindo redações para o ENEM! Ufa! Aquilo que eu não sei, tenho curiosidade em aprender! O que eu gosto mesmo é de me comunicar, produzir, ser criativa! E gostaria de ressaltar: A escrita sempre foi fundamental na minha vida. Escrevo para desabafar, para fixar conteúdo, para me manifestar, para disseminar ideias, para deixar marcas! E em todos os meus projetos, sempre teve um pouquinho de escrita! Atualmente faço cursos para me aprofundar em Produção de Conteúdo e Marketing Digital, áreas fundamentais para qualquer negócio hoje em dia.

Recent Posts

Quer saber como desencardir pano de prato? Aprenda agora as melhores misturinhas caseiras e nunca mais sofra esfregando

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Desencardir pano de prato não…

2 de junho de 2022

Aprenda como lavar amendoim com casca antes de cozinhar; conheça os benefícios dessa leguminosa

Porto Seguro, 02 de junho de 2022, por Daniela Mattos – Aprenda o jeito correto…

2 de junho de 2022

O bebe começou a caminhar? Veja como deixar a casa mais segura para as crianças

Montes Claros, 02 de junho de 2022, por Hévila Meireles — Quando se trata de…

2 de junho de 2022

Conheça as frutas cítricas que possuem mais propriedades benefícas para a sua saúde

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — As frutas cítricas são tradicionalmente…

2 de junho de 2022

Pó branco nas folhas das plantas: veja o que significa e como agir para protegê-las

Vargem Grande Paulista, 02 de junho de 2022, por Beatriz Ojeda — Jardineiros amadores e…

2 de junho de 2022

Babosa e óleo de coco: qual a melhor? Aprenda como aplicá-las ao cabelo

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Você costuma hidratar o cabelo…

2 de junho de 2022