Jardim comestível? Como assim? Entenda a tendência e aprenda como fazer

Se for plantar, que seja para comer

São Paulo, terça-feira, 19 de abril, por Lucca Ranoya – Quando começamos a cultivar em casa, geralmente pensamos em plantas ornamentais para serem as “cobaias” dos jardineiros de primeira viajem. Mas, cultivar nem sempre precisa ser um processo “chato” e pouco interativo. Imagina só cultivar espécies que geram frutos comestíveis? Seria um ponto positivo a mais para começar a plantar, não é mesmo? Por isso, hoje, você aprenderá afazer um jardim comestível aí na sua casa!

Cuidar é legal, mas cuidar para receber algo em troca, parece ser mais legal ainda! Atualmente, existem muitas espécies comestíveis de plantas, que geram frutos em um período curto de tempo, prontinhas para serem “adotadas” por quem quer iniciar um novo projeto. Aliás, nem sempre uma frutífera precisa demorar anos para gerar seus frutos, sabia? Para mais informações sobre o mundo das plantas, acesse o Vida de Casa e navegue pela nossas matérias!

Veja também: Poeira nas folhas das plantas? Veja como limpar e porque isso prejudica no desenvolvimento das mudas

Jardim comestível Como assim Entenda a tendência e aprenda como fazer - Reprodução Canva (1) Jardim comestível Como assim Entenda a tendência e aprenda como fazer – Reprodução Canva (1)
Estude um pouquinho sobre as diferentes espécies
Em primeiro lugar, fazer um pesquisa, mesmo que breve, antes de começar o seu projeto de jardim comestível, pode ser crucial para o seu sucesso. Entenda quais são os frutos de cada espécie, se você se atrai pelo sabor de cada um, qual o tempo necessário para poder colher e se são espécies anuais ou perenes (de uma safra só ou recorrentes).

Todas essas informações farão diferença, pois, definirão quanto tempo terá que esperar, qual será o nível de cuidado que terá que ter e se terá que investir muito em cuidados específicos para poder observar a sua verdinha frutificar.
Defina o lugar
Em seguida, pense no lugar que o seu futuro jardim comestível se estabelecerá. Geralmente, frutíferas são plantas que amam o sol! Portanto, prefira locais claros e que entreguem uma luminosidade direta por pelo menos algumas horas diárias.

Você também pode gostar: Plantas repelentes: confira 3 espécies que te ajudam a espantar insetos
Entenda as necessidades da espécie
Enfim, esse é um ponto importantíssimo para o seu sucesso. Se decidir plantar mais que uma variedade de planta no seu jardim comestível, entenda que cada espécie requer climas, exposição solar, frequência de rega e recorrência de adubação, ligeiramente diferentes. Por exemplo, o mirtilo é uma espécie que não se dá bem com climas quentes, como os tomates.
Mão na terra
Então, com o planejamento feito, comece a comprar os materiais necessários para o cultivo (vasos, terra, adubos, utensílios de jardinagem) e inicie o plantio. Se for começar pela semente, germine e realize a manutenção do processo diariamente. Entretanto, se decidir começar com mudas já crescidas, apenas realize a manutenção do processo.

Pronto! Agora é só dar tempo ao tempo, se encantar com a beleza das espécies em desenvolvimento enfeitando a sua casa e aproveitar os frutos que o seu esforço irá gerar (provavelmente)!

E aí, gostou da matéria? Fique agora com o vídeo do canal “Vida no Jardim” para mais dicas sobre o processo de instalação do seu jardim comestível e informações sobre as possíveis espécies candidatas.

Leia também: Como cultivar Bauhinia-trepadeira? Veja dicas práticas para manter o seu jardim sempre florido

Comentários estão fechados.