Saiba porque o chá de alecrim é tão popular: você irá se surpreender com os benefícios dessa bebida

Ele possui vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e magnésio, além de ser indicado para prevenir e tratar diversas doenças

Montes Claros, 01 de junho de 2022, por Hévila Meireles — O alecrim é uma erva perenifólia que pertence à família das Lamiáceas. Essa planta é comumente usada na culinária, mas também tem diversas propriedades medicinais. Do mesmo modo, por apresentar benefícios variados, podendo auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde, o chá de alecrim é tão popular.

O chá de alecrim é rico em vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e magnésio. Por isso, é indicado para prevenir e tratar diversas doenças, como anemia, artrite, gota, câncer, dor de cabeça e enxaqueca. Além disso, ele contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas, que ajudam a proteger o organismo.

Saiba mais: Chá de Gengibre é bom para gripe? Como fazer, dicas, pra que serve e benefícios
Principais benefícios do chá de alecrim
De acordo com Nathalie Ayres, em colaboração para o site Viva Bem da UOL, em 30 de novembro de 2021, o alecrim é uma erva bem interessante na melhora de alguns sintomas gastrointestinais, principalmente relacionados à digestão. Alguns estudos em modelos animais mostraram melhora na produção de enzimas digestivas, como tripsina, amilase, lipase. Sabendo disso, o Vida de Casa irá te mostrar mais alguns outros benefícios desse chazinho maravilhoso.

Chá de alecrim (Reprodução Canva Pro) Chá de alecrim (Reprodução Canva Pro)
Possui efeito detox e fortalece a imunidade
O chá de alecrim é um ótimo desintoxicante, ajudando a eliminar toxinas do organismo. Além disso, também auxilia na perda de peso e queima de gordura. De igual modo, por possuir grande quantidade de antioxidantes, ele também auxilia na eliminação dos radicais livres, evitando o estresse oxidativo, favorecendo assim, o fortalecimento do sistema imunológico.
É analgésico e antisséptico
O alecrim é um ótimo analgésico, pois alivia a dor de cabeça, a dor de estômago e a cólica menstrual. Além disso, é um excelente antisséptico, pois ajuda a tratar feridas e infecções, combatendo os microorganismos e aliviando a dor. Desse modo, ajuda a acelerar o processo de cicatrização das feridas.

Veja também: Chá de cicuta: é verdade que ele cura câncer? Fake News sobre planta venenosa está circulando no Whatsapp
Como preparar o chá de alecrim
Para preparar esse chazinho, basta colocar uma colher de sopa de ramos de alecrim, incluindo as folhas e as hastes, em uma xícara de água fervente e deixe por aproximadamente dez minutos. Em seguida, coe e o seu chá de alecrim estará pronto para o consumo. Por fim, para melhores resultados, é ideal beber de 1 a 2 xícaras por dia.

Você também pode gostar de: Chá de espinheira-santa: saiba fazer e se livre dos problemas estomacais

Comentários estão fechados.