Qual banana é mais nutritiva? Confira a diferença de cada tipo e seus benefícios

Conheça algumas espécies de banana e que benefícios elas oferecem à sua saúde

São Paulo, 1 de junho de 2022, por Arlete Santos- A banana é um alimento muito importante na mesa do ser humano. Ela é extremamente nutritiva e possui inúmeros benefícios à saúde, portanto iremos conhecer hoje algumas espécies dessa fruta e seus benefícios.

Essa fruta saborosa, pode ser utilizada em diversas combinações de receitas, além disso, a farinha de banana também é muito utilizada como complemento nutricional. Leia esse artigo até o final e descubra qual é a banana mais nutritiva.

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Tipos de banana: qual a mais nutritiva delas?
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Uma das frutas mais consumidas no mundo, certamente é a banana. Especialmente no Brasil, existem várias espécies como a “da-terra”, “prata”, “ouro”, “nanica” e “maçã”. Hoje, o Vida de Casa traz dicas importantes de 3 tipos de bananas e seus benefícios.

A banana é um excelente complemento alimentar, pois possui uma abundância de vitaminas como C, A, D, B1 e B2, grandes quantidades de potássio, fósforo, cálcio e ferro. Assim, ela é muito indicada pelos nutricionistas para compor a alimentação de atletas e pessoas que desejam ter uma alimentação saudável.

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Banana-da-terra
Conforme o site Wikipédia, a banana-da-terra é oriunda da África, uma fruta de grande porte, chegando a medir 30 cm. Esta espécie é rica em potássio, ajudando a prevenir câimbras e dores musculares. Ela ainda proporciona energia ao corpo e por conter pouco sódio, auxilia no controle da pressão arterial.
Banana-prata
A banana-prata é uma fruta alcalina com pH igual ou superior a 7, muito rica em nutrientes como potássio, ferro, manganês, fibra alimentar e magnésio. Assim, essa fruta faz muito bem à saúde, auxiliando no tratamento da anemia, mantendo os ossos saudáveis, melhorando o funcionamento do intestino e ajudando na circulação sanguínea.

O potássio presente nesta fruta, auxilia na saúde dos rins e também diminui a tensão pré-menstrual. Além disso, é um potente anti-inflamatório. Por conta disso, reduze o inchaço, inflamações e irritações provenientes de vários problemas como, artrite e gota.
“Nanica”
Esse nome se dá, por conta do tamanho da bananeira que, em geral, é de pequeno porte. No entanto, a fruta em si, é maior que a prata e maçã. A banana-nanica é muito rica em potássio, porém menos que a “da-terra”, o diferencial, é que mesmo sendo mais adocicada que as demais, ela possui um baixo índice glicêmico, auxilia no controle de diabete.

Portanto, se você procura uma fruta que te ofereça energia e potássio em simultâneo, escolha a banana-da-terra. Se você procura deseja ingerir potássio e baixo teor glicêmico, a nanica é a melhor opção. Mas, se você deseja uma fruta menos calórica, opte pela prata.

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