Nutricionista ensina truques fáceis para entender rótulos: escolha o mais saudável

Saiba como avaliar rótulos de alimentos no supermercado

Uma alimentação mais saudável é um objetivo para muitas pessoas que pretendem fugir do sobrepeso ou melhorar a saúde. Entretanto, ao chegar no supermercado as prateleiras possuem diversos produtos com a mesma finalidade e composição diferente. Esses rótulos contêm informações importantes nas ‘entrelinhas’. Sendo assim, hoje 18 de fevereiro, a nutricionista responsável por esse artigo vai te ensinar truques fáceis para entender rótulos.

Gostou da ideia? Portanto, continue a leitura que o Vida de Casa preparou para você, e entenda mais sobre como analisar rótulos de alimentos. Chega de ir ao supermercado e não saber qual produto escolher, ou qual o mais saudável.

Nutricionista ensina truques fáceis para entender rótulos - Reprodução Canva Nutricionista ensina truques fáceis para entender rótulos – Reprodução Canva

Saiba mais: Comprar sem sair de casa: dicas para arrasar comprando no Shein
Truques fáceis para entender rótulos

O primeiro truque é sempre avaliar o tamanho da porção em cada rótulo. Cada produto possui uma quantidade de porção variável, então é importante você se atentar que os valores nutricionais vão variar conforme o produto, e deve ser considerado o tamanho da porção.
O segundo truque, é verificar os nutrientes presentes na tabela nutricional. Vale lembrar que temos sempre que considerar a categoria de alimento que estamos avaliando. Por exemplo, se você irá avaliar um pão integral você deve analisar a quantidade de fibras que há no rótulo. Todo alimento integral possui mais fibras. Portanto, desconfie se o pão integral não consta fibras na tabela.
O terceiro truque é, na sessão ingredientes, a regra é apresentar os alimentos em ordem decrescente de quantidade que a fórmula possui. Ou seja, um produto integral deve começar a lista de ingredientes exclusivamente com a farinha integral. Isso quer dizer que a farinha integral deve ser o alimento com maior proporção naquele produto.

Saiba mais: Renda extra: dicas de negócios lucrativos para donas de casa, aprenda agora
Rótulos: escolha o mais saudável

Muitos fabricantes fazem uma camuflagem do açúcar no rótulo. Para quem precisa identificar a presença do açúcar fique de olho nos seguintes ingredientes na listagem. Glicose de milho, xarope de glicose, xarope de milho ou glicose. Em outras palavras tudo isso se trata de açúcar. Sendo assim, fuja destes produtos.
Outra dica interessante é se atentar a quantidade de gorduras trans em todos os produtos. Muitos fabricantes exageram nas concentrações dessa gordura saturada para conferir sabor aos alimentos. Essa gordura tem grandes riscos para saúde.
Para pessoas hipertensas fique de olho no sódio da fórmula. O sódio deve ser consumido com moderação, pois se trata de um vilão para pessoas com a pressão arterial alta.
Para quem possui alergias ou intolerâncias, análise de rótulos muitas vezes é questão de vida. Para os celíacos, (pessoas com alergia ao glúten), a ANVISA estabelece uma obrigatoriedade de constar nos rótulos do produto ‘CONTÉM GLÚTEN’ então não deixe de conferir essa informação.

Gostou dos truques fáceis para entender rótulos?! Portanto, não se esqueça de compartilhar com toda sua família antes de fazer as compras do mês. Além disso, vamos deixar esse vídeo do canal, Tua Saúde, com mais informações sobre o assunto.

Comentários estão fechados.