Energia solar: saiba as vantagens e desvantagens e se vale a pena

Hoje vamos falar um pouco sobre essa fonte de energia renovável e limpa

Goiânia, segunda-feira, 4 de abril, por Ellen Alves. Descubra um pouco sobre as vantagens e desvantagens da energia solar. Essa fonte de energia quer dizer que é produzida a partir da luz do sol e do seu calor. Existem diversas tecnologias capazes de gerar essa energia. Entretanto, surgem muitas dúvidas sobre este assunto, pois é considerada uma fonte razoavelmente conhecida. Descubra hoje tudo sobre o assunto.

Gostou da ideia? Sendo assim, continue a leitura que o Vida de Casa preparou para você descobrir as vantagens e as desvantagens da energia solar. Através desde conteúdo você irá entender se vale a pena investir nessa fonte.

Leia mais: Shopee é confiável? Descubra como funciona esse aplicativo de compras
Tecnologias de energia solar

Fotovoltaica

São os famosos painéis solares que fazem a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Ou seja, constituído por painéis, módulos e equipamentos elétricos, ele não necessita de uma grande radiação para funcionar.

É uma das formas mais utilizadas para obtenção de energia solar. Entretanto, a quantidade de energia depende da presença ou ausência de nuvens. Ou seja, muitas nuvens podem atrapalhar a quantidade de radiação recebida.

Heliotérmica

A forma de produção dessa energia é através de um condutor que reflete a luz do sol e concentra essa luz num único ponto. Sendo assim, o calor acumulado aquece o fluido e movimenta a turbina com o vapor gerado, acionando o gerador, que produzirá a energia em questão.

A diferença entre às duas tecnologias é: a energia solar térmica, como o próprio nome já diz, gera aquecimento para o cliente. Entretanto, a fotovoltaica produz eletricidade ao usuário.

Saiba mais: Bolo de coco cremoso: receita caseira que fica molhadinho e fofinho
Vantagens e desvantagens da energia solar
Vantagens
Não poluente, energia limpa, fonte renovável, fonte inesgotável, bem produtiva em países tropicais como o nosso, economia em contas de energia, pouca manutenção. Além disso, ela não exige área extensa.
Desvantagens
Não produz durante a noite, produção variável conforme o clima, o armazenamento dessa energia é pouco eficiente se comparado à energia hidrelétrica. Sendo assim, exige sistema eficaz para armazenar.

Gostou do nosso conteúdo? Sendo assim, continue por aqui e descubra mais artigos incríveis para facilitar a sua vida e a da sua família. Além disso, por ser um assunto complexo, vamos deixar esse vídeo do YouTube, canal Ecycle, contando um pouquinho mais sobre a energia solar.

Confira: Truque caseiro para descobrir se o ovo está fresco ou estragado

Comentários estão fechados.