Confira a importância e como higienizar a escova de dentes da maneira correta

Tão importante quanto escovar os dentes, é limpar a escova

Novo Hamburgo, 1 de junho de 2022, Priscila Lampert – Higienizar a escova de dentes é essencial para manter uma adequada saúde bucal. Isso por esse objeto ser destinado à limpeza dos dentes e da língua por isso, bactérias se armazenam nas cerdas e prejudicam a limpeza na hora da escovação.

Além disso, outros fatores podem influenciar nos microrganismos presentes neste objeto. Umidade, local em que está armazenada, pouca circulação de ar, restos de comida, saliva, ambiente escuro e até insetos como moscas e formigas, são fatores que influenciam, e muito, na proliferação de germes, bactérias, vírus e fungos. Por isso, hoje vamos falar a maneira correta de higienizar a escova de dentes porque isso é tão importante. Confira.

Assim, leia mais: Como higienizar o banheiro corretamente? Veja dicas e passo a passo
Veja a importância e de quanto em quanto se deve higienizar a escova de dentes
Higienizar a escova de dentes Confira a importância e como higienizar a escova de dentes da maneira correta / Fonte: Canva Pro

Você já viu que as cerdas da escova de dente é um local propício para o acúmulo de germes, bactérias, fungos e vírus que prejudicam a limpeza bucal e até mesmo causam doenças. A falta de higiene nesse objeto pode causar herpes labial, sapinho, gripes, úlceras bacterianas e outras doenças transmitidas e causadas por esses microorganismos.

Conforme explica a pesquisadora Tássia Bulhões, em reportagem do site Uol, publicada dia 12 de janeiro de 2011, é por todo o acúmulo de sujeiras, recomenda-se higienizar a escova de dentes diariamente de forma simples e fazer uma limpeza detalhada uma vez por semana. Além disso, também é preciso realizar a troca desse objeto a cada três ou quatro meses. E para te ajudar nessa limpeza, o Vida de Casa preparou algumas dicas, que você pode conferir no próximo tópico.

Portanto, confira também: Saiba como higienizar a esponja de lavar louça corretamente com dicas práticas
Saiba a maneira correta de higienizá-la
Higienizar a escova de dentes é muito mais fácil do que você imagina. Para a limpeza diária, você pode aplicar enxaguante bucal nas cerdas ou deixar a escova de molho no produto por no máximo 15 minutos. Outra dica muito eficaz é preparar uma mistura de um copo de água e duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e mergulhar o objeto pelo mesmo prazo da dica anterior.

Além disso, para higienizar a escova de dentes uma vez por semana, você deve deixar o objeto de molho durante toda a noite em vinagre branco ou de álcool. Também é importante armazenar sua escova de forma correta. Para isso, proteja as cerdas e não as deixe expostas aos microrganismos presentes no banheiro. Assim, você deve optar por guardar a escova em armários fechados e livre de umidade. E jamais compartilhe esse objeto.

Ademais, leia também: Como usar o vinagre na limpeza de casa? Confira 3 dicas infalíveis

comentários
Loading...