CPF/ Fonte: fazenda.gov.brCPF/ Fonte: fazenda.gov.br
CPF/ Fonte: fazenda.gov.br

Quem nunca ouviu dizer que depois de 5 anos uma dívida caduca? A verdade é que muitos ainda não sabem o que realmente isso significa. A dívida realmente não pode ser mais cobrada segundo a lei.

O prazo destacado com relação as contas que deverão ser esquecidas depois de 5 anos refere-se apenas às as empresas de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, ou seja, para o mercado de crédito. No entanto para a empresa a qual está se devendo,  a dívida permanece lá.

O que o artigo 205 diz? 

De acordo com o Artigo 205 do Código Civil brasileiro toda dívida tem um prazo para ser cobrada. No entanto as contas simples e mais comuns, que os brasileiros fazem nas lojas e bancos têm o prazo de 5 anos para não aparecerem no mercado de crédito.

Na Serasa e SPC e outras agências de crédito a dívida realmente sumiu, porém a empresa credora contém todos os dados.

Quais os efeitos colaterais que isso pode causar?

Vale ressaltar que no mercado de crédito o seu Score pode até subir fazendo com que seu nome fique limpo novamente, no entanto, as empresas credoras não avaliam apenas isto. Elas avaliam relacionamento que a pessoa tem com as empresas em geral, ou seja, ela visualiza o histórico completo da sua vida financeira e o seu relacionamento com outras lojas.

Consulte o CPF no SPC e SERASA e saiba se está negativado!

Irá ficar à disposição da empresa credora se irá abrir um novo crédito ou não para o interessado.

Colabore, deixe seu comentário logo abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here