'WhatsApp/ imagem de captura do Wikipédia
WhatsApp/ imagem de captura do Wikipédia

O aplicativo WhatsApp no Brasil, além de ser o mais famoso,  é a melhor maneira de se comunicar de se conectar com os amigos e familiares, etc. Porém pode ser também uma forma excelente de hackers ou stalkers ficar de olho quando as pessoas estão se comunicando.

  • HACKERS: costuma ser usados para descrever pessoas que fazem modificações e manipulações não triviais e não autorizadas em Sistemas de computação.
  • STALKERS:  é uma palavra em inglês o que significa perseguidor é aplicada alguém que importuna a forma insistente mente obsessiva a outra pessoa, ex.: paparazzi

A falha encontrada no WhatsApp, pode permitir invasores

Foi encontrado uma falha no WhatsApp que permite invasores no nosso sistema de comunicação. A falha foi encontrada pelo engenheiro de software Rob Heaton, conseguiu criando uma extensão do Chrome com 4 linhas de código.

O aplicativo WhatsApp no Brasil, além de ser o mais famoso,  é a melhor maneira de se comunicar de se conectar com os amigos e familiares, com os colegas e patrões de empresa, etc. Porém pode ser também uma forma excelente de hackers ou Stalkers ficar de olho quando as pessoas estão se comunicando.
WhatsApp/ imagem de captura do Wikipédia

Rob Hilton viu que no WhatsApp tem como qualquer um dos contatos visualizar o status “online”-esteja você online ou não. Ou seja quando a pessoa fica offline e em seguida volta à internet para ler a mensagem enviada. Cada ação dessa fica registrada. Permitindo os invasores observar o momento em que as mensagens são trocadas.

O código pode até ser ajustado para relacionar mais de duas pessoas trocando mensagens entre si e. Embora isso exija um pouco mais de código, o princípio permanece o mesmo. Usando os dados coletados, Heaton foi capaz de identificar quando os usuários estavam indo dormir vendo seu primeiro e último status “online” para o dia.

Existe algo para evitar que os hackers ou stalkers me espie?

Até o presente momento não existe nada que possa impedir os hackers ou stalkers de espionar você dessa forma, usando WhatsApp. Você pode apenas definir o aplicativo para mostrar o “status visto pela última vez” para todos apenas contatos ou ninguém. Mas esse recurso não existe para o “status online” deixando as coisas um pouco abertas.

O que mencionamos aqui em cima é apenas uma possibilidade para hackers e Stalker mas não significa que a empresa WhatsApp irá resolver o problema. O recurso de status “online” faz parte do WhatsApp desde sua criação, fica a critério da empresa alterar ou não.

Colabore, deixe seu comentário logo abaixo!