O 8º batalhão do Corpo de Bombeiros de Salinas/MG, em parceria com a prefeitura da cidade, ministraram um treinamento para desinfecção de espaços públicos. Todos que sejam potenciais para aglomerações. A curso contou com a presença de participantes de diferentes regiões.

 

A capacitação foi ministrada pelo Pelotão de Emergências Químicos, Biológicas, Radiológicas e Nucleares do CBMMG(PQBRN). Em parceria com Secretaria de Saúde e Defesa Civil, de Salinas,  também estiveram presentes secretários de outros 13 municípios.

 

Os municípios presentes foram :salinas, Taiobeiras,  Ninheira, Padre Carvalho,  Curral  de Dentro, São  João do Paraíso  Rubelita, Montezuma, Santa Cruz de Salinas, Vargem Grande do Rio Pardo, Novorizonte, Fruta de Leite  e Padre Carvalh. Além disso, segundo o site da prefeitura,outros trinta participantes da cidade de Alto Rio Pardo participaram do curso de capacitação.

 

O curso de capacitação em desinfecção ensinou aos participantes como desinfetar e sanitizar locais públicos, de acordo com as normas técnicas da ANVISA. Além do curso de desinfecção, também aconteceram oficinas com diversas atividades, dentre elas, o ensino para o correto manuseio de EPI’s.

 

Além disso, após a ministração do curso, no período da noite foi realizada desinfecção em várias partes da cidade. Especificamente,  agências bancárias, correios, feiras municipais, supermercados, casas lotéricas, entorno do Mercado Municipal, UPA e Hospital Municipal a desinfecção de locais de potencial aglomeração, na cidade de Salinas. 

 

Medidas dos países para controlar a disseminação do COVID-19

 

A técnica de desinfecção de áreas públicas ganhou bastante visibilidade após começar a ser aplicada em algumas comunidades do Rio de Janeiro. aS Comunidades atravessavam grandes dificuldades de manutenção de higiene, pela falta de água limpa.

 

Outros países, porém, já utilizavam a técnica. O Irã, por exemplo, para garantir que a população do país não levasse o vírus para as residências, por meio das solas dos sapatos, técnicos de saneamento, devidamente protegidos, passavam regularmente pela rua, aplicando e sanitizante, em diferentes horários. 

 

Além disso, a desinfecção é uma técnica comprovada do controle da disseminação do vírus. Muitas comunidades, porém, estão sofrendo com o coronavírus. Países pobres, como a Palestina, no Oriente Médio, estão sofrendo para controlar a infecção. Uma das técnicas mais utilizadas por países pobres, é a desinfecção de locais públicos.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here