A prefeitura do município de São Luiz Gonzaga/RS, recebeu verba para adquirir novos produtos e materiais de proteção para o enfrentamento do novo coronavírus no município. A verba disponibilizada foi de R$ 200.000,00 e deve ser totalmente empregada no combate a doença.

 

 O valor recebido  será destinado via emenda parlamentar, indicada pelo deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas). A prefeitura foi comunicada do recebimento da verba, na última segunda-feira,18. O documento com a informação oficial foi entregue pelo vereador  Paulo César da Trindade Garcia (Fraguinha).

 

O prefeito Sidney Brondani agradeceu o envio da vèrba destinada à Secretaria de Saúde. “Passamos por um momento delicado em virtude da pandemia de COVID-19, o que torna ainda mais necessário fortalecer e preparar o nosso sistema de saúde para atender a população. Agradeço ao deputado Jerônimo Goergen pela indicação do recurso ao município e parabenizou o vereador Paulo Fraga pela atuação”

 

O dinheiro oriundo do Fundo Nacional de Saúde encaminhado ao Fundo Municipal de Saúde. De acordo com a Secretaria o valor recebido será empregado para comprar, principalmente equipamentos de proteção individual. 

Dados do coronavírus na cidade

No último boletim do coronavírus, atualizado no dia 18,  divulgados pela prefeitura através da Secretaria de Saúde,  há 9 casos confirmados de coronavírus, confirmados por testes. Outros 6 foram descartados. Além disso, outras 9 estão em isolamento domiciliar por apresentarem sintomas de síndrome respiratória.

 

A dificuldade que todos os responsáveis pela pasta do Ministério da Saúde tem enfrentado até agora,uma crise que tem afetado todos os  todos os campos de atuação da pasta. A enorme dificuldade em conseguir Equipamentos de Proteção Individual, os chamados EPI’s, para todos os profissionais de saúde.

 

Além disso, há o testemunho de profissionais de saúde afirmando que, por falta de materiais disponíveis para a troca regularmente, muitos passam longas horas sem ir ao banheiro ou comer. Pois se tirarem qualquer um dos equipamentos, estes precisam ser imediatamente descartados.

Outras dificuldades enfrentadas no combate a doença

Além disso, também existe a dificuldade para adquirir respiradores, como por exemplo, as dificuldades que enfrentou o Estado do Pará, ao adquirir respiradores dos chineses, e todos os equipamentos enviados ao Pará estavam quebrados.

 

Além disso, a deputada federal Bia Kicis, PSL/DF,  dificultou ainda mais as coisas. A deputada, recentemente, usou suas redes sociais para afirmar que os respiradores, tão solicitados por hospitais, equipes médicas, e até mesmo, Ministério da Saúde, na realidade, estariam matando a população, ao invés de ajudar. 

 

Afirmou ainda que tinha certeza do que afirmava, pois teria conversado com médicos, além de pesquisar sobre o tema. Contudo, apesar de todas as dificuldades, principalmente desinformação, muitas instituições públicas, iniciativa privada entre outros, tem se unido para mitigar os efeitos do coronavírus.

 

Alguns empresários tem pedido apoio ao governo federal para obter suporte financeiro e licença da ANVISA, para distribuir ventiladores e equipamentos para hospitais. Resta saber se governo federal mudará de postura. Se tomará a decisão de usar as intituições federais para ajudar no combate a pandemia do novo coronavírus, que tem feito quase 1000 mortos, todos os dias, no Brasil. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here