A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, em reunião com o Ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello e cobrou o envio de insumos. Teresa Surita quer que o Ministério da Saúde envia recursos ao município para ajudar a combater a pandemia do novo coronavírus, como máscaras, testes, etc.

 

Além disso, estiveram presentes na videoconferência, outros representantes municipais. A reunião foi solicitada pela prefeita de Boa Vista, e todos cobraram o envio de medicamentos, testes e respiradores, diretamente do Ministério da Saúde. E todos os representantes também cobraram que a ajuda seja enviada sem o intermédio dos governos estaduais, para que as demandas sejam agilizadas e menos burocráticas.

 

Os gestores municipais pediram agilidade ao Ministério para que não ocorra atrasos na prestação de serviço para a população. A prefeita salientou que a resposta das demandas deve ser rápida, e que essa forma de trabalho concederá mais rapidez a resolução de problemas:

 

“O peso maior de toda essa questão recai sobre os municípios. São as cidades que estão enfrentando os maiores problemas com relação à saúde, aumento de casos, falta de testes, medicamentos e profissionais. Essa medida vai proporcionar maior agilidade no combate ao vírus e na assistência aos pacientes…” .

O esforço da gestão municipal

Emanuel Pinheiro, prefeito do município de Cuiabá reiterou as solicitações da prefeita Teresa Surita e afirmou que tem passado pelo mesmo problema.que a maioria dos outros municípios têm passado pela mesma situação.

 

Esse é um problema de quase todos os municípios. Toda a carga desse combate sobre mesmo para as prefeituras. Precisamos quebrar essa ponte dos estados porque é um trâmite que atrasa a questão das ações. Precisamos desse apoio sem haver intermediários” 

 

Embora todos os  governadores estejam seguindo as recomendações da OMS para evitar a proliferação do coronavírus, ainda existe a necessidade de uma série de insumos para que haja controle da doença, dentro de um território. Por esta razão, os protocolos de segurança são alterados com frequência.

Dificuldades imposta pelo coronavírus

Principalmente a falta de insumos para testes, é uma das principais razões para as mudanças de protocolo, para que a população seja protegida. Segundo o site da prefeitura o enfrentamento a pandemia do coronavírus, no município, começou antes mesmo da pandemia chegar a cidade. 

 

Além disso, a prefeitura também adotou a técnica de desinfecção de ambientes públicos, como muitas regiões do país tem feito, principalmente no Rio de Janeiro.  A prefeitura de Boa vista também criou um Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus, que decide as medidas que serão implementadas, além de controlar a eficácia das medidas tomadas.

 

A maioria dos municípios têm enfrentado grande dificuldades de adquirir insumos. O município de Boa Vista, para ajudar na atenção básica de saúde da região, convocou mais 260 profissionais para atuar em diferentes áreas, como médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos, etc. 

 

O Ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que especificamente a condição de município de Boa vista está em análise e afirmou que concorda totalmente com a reivindicação da prefeita Teresa Surita de realizar o repasse diretamente às prefeituras. Além disso, o ministro afirmou que a pasta já está trabalhando para que isso aconteça.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here