A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum prestou esclarecimento sobre a evolução da Covid-19 no município, em coletiva de imprensa transmitida via live do Facebook da Prefeitura, realizada nesta segunda (08.06), no paço municipal.

Questionada sobre as ações e medidas que estão sendo tomadas pela pasta, a secretária Anke Schwabe defendeu que os esforços e dedicação, que vem sendo realizados pela prefeitura, secretaria e demais autoridades, tem sido assertivos e de qualidade, apesar do descuido observado recentemente, por parte da população.

“Nós do poder público, somando todas as instâncias, estamos fazendo o possível para conseguir atender adequadamente a todas as situações. Muitas pessoas já receberam alta e foram recuperadas. Porém, não podemos fazer a parte que cabe a cada pessoa, a cada cidadão. Porém, o cidadão tem que se cuidar, tem que tomar medidas, tem que evitar as aglomerações, precisa usar a máscara, precisa fazer a higiene das mãos”, pontuou.

Sec. Municipal de Saúde Anke Schwabe / Fonte: www.novamutum.mt.gov.br/
Sec. Municipal de Saúde Anke Schwabe / Fonte: www.novamutum.mt.gov.br/

Segundo dados do relatório informativo da vigilância epidemiológica da Secretaria, o número de casos notificados aumentou em 47 desde sexta, chegando a um total de 1015 pacientes.  Já os casos confirmados subiram para 89, dos quais 6 estão hospitalizados, 25 em isolamento domiciliar, 56 recuperados e 2 óbitos.

Ainda em coletiva, a chefe do executivo explicou que a segunda morte do município, por coronavírus ocorreu hoje pela manhã, pouco antes da entrevista. Trata-se do Sr. Jorge, caminhoneiro de 56 anos, que apresentou suspeita. Ele foi internado inicialmente com a Síndrome de Guillain-Barré. E depois foi realizado o exame de Covid-19 e confirmado pelo Laboratório Central (Lacen/MT). Ele estava internado na UTI da Santa Casa em Cuiabá.

Schwabe lamentou a perda, dizendo que “Cada pessoa afetada, que vem a falecer, ó parente de alguém. É o pai, ou a mãe, ou o filho de alguém. E vai fazer muita falta pra essas famílias”.

O prefeito de Nova Mutum, Adriano Xavier Pivetta, também participou da coletiva, demonstrando sua preocupação, devido ao desleixo da população à medida que a doença avança na cidade.

“Hoje é um dia muito triste, é mais uma vida que perdemos e eu confesso que estou muito preocupado, pois esse final de semana vimos que as pessoas relaxaram em relação aos cuidados. Se as coisas não mudarem teremos que adotar medidas mais drásticas”, declarou.

Boletim epidemiológico 08.06 / Fonte: http://www.novamutum.mt.gov.br/
Boletim epidemiológico 08.06 / Fonte: http://www.novamutum.mt.gov.br/

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here