A Secretaria de Estado de Ciência, Inovação e Tecnologia, em parceira com a EdTech mato-grossense IJE for education, lançou nesta terça-feira, 26, o programa “Seciteci de Educação e Tecnologia MT”, que irá abordar temas como Robótica, realidade Virtual, games e tecnologia espacial. O programa que tem como objetivo disseminar a ciência, tecnologia e inovação no estado será destinado para alunos que estejam matriculados na rede pública de ensino e poderão se inscrever gratuitamente.

Conforme apurou o site Diário Prime, o secretário da Saciteci, Nilton Borgato, afirmou que serão ofertadas mil vagas na plataforma online de educação tecnológica.

“O programa é resultado de uma parceria público-privado que prevê aulas com professores especialistas nas áreas. Os alunos contarão com livros digitais e diversas oficinas como robótica, startups e jogos educativos. Todas as aulas possuem metodologias personalizadas às faixas etárias das crianças e jovens”, explica o gestor.

O programa vai contar com 5 categorias: Para os alunos de 4 a 7 anos de idades poderão se inscrever na categoria KIDS; os alunos de 8 a 11 anos poderão se inscrever na categoria TEEN; os alunos de 12 a 14 anos poderão se inscrever na categoria TEEN 2; os alunos de 15 a 17 anos, poderão se inscrever na categoria YOUNG, e os alunos maiores de 18 anos, poderão se inscrever a categoria HEAD.

O programa para os alunos menores de 18 anos será fundamentado em 10 competências na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), também terá um conjunto de ações e atividades envolvendo as dez áreas de tecnologia e inovação.

De acordo com Lectícia Figueredo,superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Científico e de Inovação da Seciteci, os estudantes que tem mais de 18 anos terão as aulas fundamentadas nas habilidades do futuro e exigências no novo mercado de trabalho e empreendedorismo.

“Nesse caso, a metodologia será exclusiva para profissionais, empreendedores e universitários. Entre os temas, estão o design thinking, novas tecnologias, negociação e business inteligence”, afirma.

O CEO da IJE for education, Saulo Rocha, afirmou que a parceria com a Seciteci é uma maneira de democratizar o acesso dos alunos ao conhecimento da tecnologia e da inovação.

“Nossas crianças e jovens representam a transformação que queremos, e tudo o que precisam é se conectarem com o que gostam, como games, drones, robótica, artes, música, esporte.. e tudo isso aliado ao conhecimento”. “O programa contará com aulas e materiais bilíngues, com mentora de educadores, empreendedores e gestores. Além disso, os responsáveis dos alunos menores de idade contarão com um espaço na plataforma digital com dicas de psicólogos e outros especialistas”.

Conteúdo programado

Para os alunos das categorias KIDS, TEEN 1, TEEN 2 e YOUNG os conteúdos serão de: Robótica, realidade virtual, games, impressora 3D, drones, tecnologia espacial, profissão do futuro, data science, criatividade e startup de empreendedorismo.

Já para os alunos maiores de 18 anos que vão se inscrever na categoria HEAD, os conteúdos serão: Business inteligence, gerenciamento ágil de projeto, novas tecnologias, customer success, profissional exponencial, designer thinking, growth marketing, negociação, criatividade e startup de empreendedorismo.

Inscrição

As inscrições dos alunos que estudam em escolas públicas de Mato Grosso devem ser feitas através do site da Seciteci: https://ije.education/seciteci/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here