O vereador Airton Pessi Quick (DEM) solicitou que os recursos financeiros, que seriam aplicados na comemoração de aniversário de 32 anos do município, fossem investidos na compra de testes rápidos para Covid-19. 

A proposição, que ocorreu na 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Mutum (15.06), por meio da indicação 077/2020, leva em consideração o cenário atual de pandemia.

“A Covid-19 continua avançando no Brasil e no mundo, e com isso, cresce a necessidade de realizar testes em massa para detecção da doença e conhecimento do verdadeiro número de infectados. O diagnóstico preciso e correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção. Considerando que o aniversário da cidade é comemorado todos os anos com uma grande festa; e o nosso cenário atual não permite tal celebração, devido o isolamento social”, pontuou Pessi.

Ver. Airton Quick / Fonte: www.novamutum.mt.gov.br/
Ver. Airton Quick / Fonte: www.novamutum.mt.gov.br/

Coronavírus em Nova Mutum

O município de Nova Mutum tem registrado uma alta alarmante nos números de casos de Covid-19, nos últimos dias.

Nesta semana, no prazo de apenas 48 horas, desde a ultima segunda (15.06) houve um aumento de 54 casos confirmados, alcançando um total de 209 pessoas. E outros 103 notificados, totalizando 1475 pacientes notificados.

Já o boletim epidemiológico desta sexta (19.06), apontou 1612 notificados, 247 casos confirmados, dos quais 10 estão hospitalizados, 123 em isolamento domiciliar e 109 recuperados.

Ao longo desta semana, houve um aumento de mais 240 pacientes notificados, outros 94 confirmados e 71 em isolamento domiciliar. Já os recuperados aumentaram em 20 pacientes.

Ressaltando que, a contagem do boletim epidemiológico vem sendo feita em caráter cumulativo, ou seja, os números informados são os contabilizados desde o início da pandemia, e não necessariamente os ativos no momento.

De acordo com a secretária de Saúde, Anke Schwabe, o vírus tem se disseminado cada vez mais com facilidade, devido à negligência da população, que tem desobedecido as medidas de prevenção e as orientações do poder público, para se proteger da Covid-19, que ocasionou o estado de pandemia.

Boletim (19.06) / Fonte: www.novamutum.mt.gov.br/
Boletim (19.06) / Fonte: www.novamutum.mt.gov.br/

A situação alarmante fez com que o poder executivo municipal instituísse o toque de recolher, por meio de novo decreto, onde proíbe a circulação de pessoas entre 21h e 5h.

Leia o decreto na íntegra, abaixo:

Decreto municipal nº 091, de 16 de junho de 2020

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here