A “Semana de Mato-Grosso”, celebrada de 2 a 9 de Maio, foi criada pelo ex-governador Blairo Maggi, no ano de 2006, com o intuito de despertar o orgulho de ser mato-grossense e fixar na memória da população a data comemorativa. A Câmara Municipal de Nova Mutum, em celebração à esta semana, lançou em seu site um quiz para entreter os internautas. O jogo informa, de maneira descontraída e interativa, curiosidades sobre Mato Grosso.

Quiz é um jogo de perguntas com respostas de múltipla escolha, que tem como objetivo avaliar os conhecimentos de alguém sobre um determinado assunto. No quiz em questão, as perguntas são sobre cultura, culinária e natureza do Mato Grosso, e a cada resposta dada, mais informações sobre o item avaliado são fornecidas.

O estado de Mato Grosso surpreende com a proporção de algumas de suas características: além de ser considerado o celeiro do país, por conta de sua elevada produção agrícola; também abriga parte do Pantanal, a maior planície alagada contínua do mundo. Como se não bastasse, é o único estado brasileiro a conservar três biomas, o Pantanal, já citado; a Amazônia e o Cerrado. Todas essas peculiaridades chamam a atenção dos pesquisadores e atraem muitos turistas.

Como principais pontos e atrações turísticas, de grande notoriedade, destacam-se a Cachoeira Véu de Noiva, o Mirante e a Gruta da Lagoa Azul em Chapada dos Guimarães; as flutuações e os esportes radicais nas águas cristalinas de Nobres; as pousadas à beira do Lago do Manso, a 86 km de Cuiabá; a observação in loco da fauna e flora, no Pantanal e os parques de águas termais na Serra de São Vicente e na cidade de Barra do Garças.

Hoje, ao completar 272 anos, Mato Grosso continua mantendo a fama por suas belezas naturais, ecoturismo, esportes radicais, pesca esportiva, culinária e cultura únicas, com forte influência indígena. O incremento, contudo, vem do cenário de investimentos de capitais. Os grandes empresários do agronegócio, vêm transferindo suas moradias e atividades paralelos para os grandes centros do Mato Grosso, principalmente para a capital Cuiabá e para os polos do norte do estado. O Celeiro do país começa a ser reconhecido também como um importante polo político, econômico e cultural.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here