O número de casos confirmados de coronavírus em Nova Mutum subiu de 89 para 108, em apenas 24 horas. A informação pode ser verificada no boletim informativo da vigilância epidemiológica, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, na ultima terça (09.06).

No boletim emitido às 20:30 da ultima segunda (08.06), haviam 1015 casos notificados. E do total dos 89 confirmados, 6 estavam hospitalizados, 25 em isolamento domiciliar, 56 recuperados e 2 óbitos.

Já no relatório informativo mais recente, datado das 21:00 desta terça (09.06), observa-se o aumento do número de pacientes notificados  para 1138. E dos 108 confirmados, 8 estão hospitalizados, 33 em isolamento domiciliar e 65 recuperados. Já o número de óbitos, se manteve estacionado em 2.

Vale ressaltar que, à mesma medida que os números de afetados tem aumentado, os recuperados também tem tido alta. O que demonstra que esta enfermidade, apesar de ainda ser desconhecida, pode ter reversão.

Boletim epidemiológico 09.06 / Fonte: http://www.novamutum.mt.gov.br/
Boletim epidemiológico 09.06 / Fonte: http://www.novamutum.mt.gov.br/

O crescimento alarmante dos casos de Covid-19 em Nova Mutum, tem sido convergente à constante preocupação dos representantes do poder público. como mostrou a secretária municipal de Saúde, Anke Schwabe na ultima coletiva de imprensa.

“Precisamos respeitar o perigo que é este vírus. Aparentemente a sociedade esqueceu do perigo e está se comportando como se esse vírus não existisse, ou como se fosse exagero das autoridades públicas. E não é!” frisou.

Até o momento, o Brasil registrou pouco mais de 38 mil mortes. Já o estado de Mato Grosso, apontou 126 mortes, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT).

Novo Coronavírus: Cuidado e orientações

Os sintomas mais comuns da doença são febre, tosse seca e cansaço. E os mais graves chegam ao ponto de gerar dificuldade de respirar ou falta de ar, dor no peito, e até a perda de fala ou de movimento.

O Ministério da Saúde tem orientado a população, via site, redes sociais e demais meios de comunicação, com alguns cuidados a ser tomados, como:

  • Lavar as mãos com água e sabão, com frequência até a altura dos punhos. E usar álcool em gel 70% no caso de não haver os itens anteriores, por perto.
  • Cobrir o nariz e boca com lenço ou com o antebraço, ao espirrar. Nunca com as mãos.
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Respeitar a distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Higienize superfícies tocadas com frequência como celular, chaves e brinquedos.
  • Manter os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Se possível, evitar sair de casa, a não ser que seja extremamente necessário.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here