Take a fresh look at your lifestyle.

Bolsonaro nega responder à pergunta sobre Egito e abandona entrevista

O presidente recém eleito, Jair Bolsonaro (PSL), se negou a responder a uma pergunta elaborada pela reportagem a respeito do cancelamento de uma visita que seria realizada pelo governo brasileiro ao Egito.

“Não, outro assunto, outra pergunta ai”, falou o presidente eleito, capitão reformado do Exército.

Depois de alguns jornalistas insistirem para que ele fizesse algum comentário sobre o assunto, ele repetiu a solicitações para que fosse realizada outra pergunta: “Outra pergunta, vamos embora”, falou, ao dar as costas e largar a entrevista na saída do Ministério da Defesa.

O governo do Egito efetuou o cancelamento de uma visita que o atual ministro de Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, realizaria ao país árabe. O chanceler brasileiro chegaria nesta quarta-feira. 7 de novembro e iria cumprir uma agenda de compromissos no período que se estende do dia 8 a 11 de novembro.

Em caráter formal, a justificativa dada para essa mudança pelo Egito foi de uma alteração na agenda de autoridades do país.

Dado que este tipo de cancelamento em cima da hora é incomum no universo da diplomacia, a atitude foi encarada como uma retaliação por integrantes da chancelaria brasileira a declarações de Bolsonaro a respeito da intenção do mesmo de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, do mesmo modo que o fez o presidente americano Donald Trump.

A promessa, contudo, desagradou profundamente a comunidade árabe. Além disso, a proposição de Bolsonaro com essa mudança de embaixada pode provocar impactos negativos no comércio exterior, visto que o Egito é o segundo maior comprador da carne brasileira.

Comentários estão fechados.