Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Você sabia? Conheça 5 craques que são paraibanos

Com trajetórias de sucesso em diferentes épocas do futebol brasileiro, conheça um pouco da história de cinco jogadores (e craques) paraibanos

Com a negociação consolidada e a vinda do paraibano Hulk para defender o manto do Atlético Mineiro neste ano; resolvemos mostrar vários outros talentos do futebol brasileiro, nascidos na Paraíba. Confira a nossa lista.

Veja também: O Galo mandou chamar! Veja craques brasileiros repatriados pelo Atlético-MG

Santos

Aderbar Melo dos Santos Neto é conhecido apenas pelo sobrenome Santos quando veste as luvas do Furacão. Assim, o goleiro do Athletico Paranaense nasceu na cidade de Campina Grande, a segunda maior cidade da Paraíba.

Você Sabia? Veja 5 craques paraibanos Imagem: Reprodução Instagram @goleirosantosoficial
Você Sabia? Veja 5 craques paraibanos Imagem: Reprodução Instagram @goleirosantosoficial

No entanto, a trajetória profissional do guarda-redes não começou em solo paraibano. Ou seja, o Porto de Caruaru revelou Santos, um tradicional clube do interior pernambucano. Assim, Santos foi descoberto quando defendeu o gol do Porto no vice campeonato da equipe na Copa São Paulo de Futebol Junior, em 2009.

A partir dali, a carreira de Santos decolou. O goleiro foi para o Furacão, onde defendeu os juniores até 2011; quando passou a fazer parte da equipe principal. Assim, Aderbal atualmente é o titular incontestável na posição.

Com o Furacão, Santos conquistou uma Copa Sul-Americana (2018), a Copa do Brasil de 2019; e dois títulos paranaenses (2016 e 2020). Além disso, escolheram Santos como o melhor goleiro do Brasileirão em 2019; e já recebeu convocações para vestir o manto da seleção brasileira.

Junior

Leovegildo Lins da Gama Junior é um dos maiores ídolos da história do Flamengo e da seleção brasileira. Nascido em João Pessoa, capital da Paraíba, Junior foi para o Rio de Janeiro ainda criança. No entanto, sempre manteve relação com a parte da família que ainda mora na Paraíba; indo eventualmente passar férias na cidade natal.

Você Sabia? Veja 5 craques paraibanos Imagem: Reprodução Instagram @junior_maestro_5
Você Sabia? Veja 5 craques paraibanos Imagem: Reprodução Instagram @junior_maestro_5

Idolatrado pela torcida rubro-negra, Junior Capacete foi um dos maiores laterais de sua época. Além disso, é tido como um dos maiores laterais de todos os tempos. Assim, serviu de inspiração para outros craques com ofensividade na posição; a exemplo de Marcelo e Roberto Carlos.

Leovegildo Junior defendeu a seleção canarinho nas Copas de 1982 e 1986, mas infelizmente aqueles times magníficos não conquistaram o título. No entanto, Junior conseguiu outras copas: é pentacampeão mundial de beach soccer vestindo a camisa do Brasil nas areias.

Veja também: Saiba quais técnicos mais venceram e os reis dos pontos corridos no Brasileirão

Durval

O paraibano Severino dos Ramos Durval da Silva é conhecido pelo nome que na verdade é, curiosamente, seu sobrenome. O zagueiro Durval nasceu na cidade de Cruz do Espírito Santo, no interior da Paraíba. A terra natal de Durval tem um nome ilustre entre as artes: o poeta simbolista Augusto dos Anjos.

Você Sabia? Veja 5 craques paraibanos Imagem: Reprodução Instagram @durval4oficial
Você Sabia? Veja 5 craques paraibanos Imagem: Reprodução Instagram @durval4oficial

O zagueiro paraibano ganhou o apelido de Xerife por seus companheiros por causa da cara de “poucos amigos” e pela raridade de sorrisos. No entanto, os colegas de Durval sempre relataram o companheirismo e amizade do atleta.

Revelado no time da cidade vizinha que nasceu, o Confiança de Sapé; Durval defendeu o manto de clubes de menor expressão. Assim, passou por Botafogo-PB,  Unibol (hoje Atlético Cearense) e o Brasiliense. Entretanto, é lembrado principalmente por sua trajetória nos grandes Athletico-PR, Santos e Sport Recife.

Com o Leão pernambucano a história é ainda mais feliz: Durval é idolatrado e homenageado na história do rubro-negro da Ilha do Retiro. A sua aposentadoria foi anunciada com muitas homenagens da torcida do Sport Recife.

Mazinho

O paraibano Iomar do Nascimento é conhecido por um apelido carinhoso: Mazinho. Assim, o craque que defendeu a Seleção brasileira de 1994 na conquista do tetracampeonato nasceu em Santa Rita, cidade na região metropolitana de João Pessoa e município com maior extensão territorial do estado da Paraíba.

Você Sabia? Veja 5 craques paraibanos Imagem: Reprodução Instagram @mazinho__17
Você Sabia? Veja 5 craques paraibanos Imagem: Reprodução Instagram @mazinho__17

Portanto, o meia Mazinho é lembrado pela conquista da quarta estrela no brasão da CBF, apesar de fazer parte da geração de palmeirenses conhecida como Máquina Verde, em 1993-94. No Palmeiras, Mazinho também ganhou muitos títulos.

Além do sucesso no Palmeiras, ele jogou no Vasco e em outros times de menor expressão no Brasil. Revelado na base do Santa Cruz de Santa Rita, time da cidade natal; o craque paraibano fez sua carreira mesmo no futebol europeu.

Assim, Mazinho defendeu os mantos de Lecce, Fiorentina, Valencia, Celta de Vigo, Elche e Alavés. Então, o craque brasileiro retornou para sua terra natal; se aposentando quando defendia as cores do Vitória da Bahia. Atualmente é empresário de jogadores de futebol na Europa.

Matheus Cunha

O paraibano Matheus Santos Carneiro da Cunha atende pelo nome de Matheus Cunha e defende as cores do Hertha Berlin, no futebol alemão. Assim, é fruto da nova safra de craques brasileiros: Matheus nasceu na capital paraibana, João Pessoa.

Você Sabia? Veja 5 craques paraibanos Imagem: Reprodução Instagram @mathcunha_
Você Sabia? Veja 5 craques paraibanos Imagem: Reprodução Instagram @mathcunha_

Revelado no Coritiba, Matheus Cunha passou pouco tempo no futebol nacional: logo estaria na Europa. Assim, o paraibano defendeu as camisas FC Sion e RB Leipzig antes de chegar ao seu atual clube, na capital alemã.

Portanto; Matheus Cunha é uma das grandes promessas na Seleção Brasileira. O paraibano já foi convocado por causa de suas boas atuações no futebol alemão. Assim; é provável que vejamos mais um paraibano por aí, a despontar no esporte mais praticado do mundo.

Leia também: Série C tem todos os 20 times definidos: saiba quais são

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.