Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Você lembra a nota de corte para o rebaixamento nos últimos Brasileirões?

Na atual edição do torneio, Vasco, Coritiba e Botafogo, reincidentes em quedas, estão sofrendo para deixar a zona do perigo

O final da temporada vai se aproximando e, com ele, o medo que circula o dia a dia de diversos clubes brasileiros: o pavor do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Na atual edição do torneio, são alguns os times que brigam contra o perigo da degola.

Você lembra a nota de corte para o rebaixamento nos últimos Brasileirões? Foto: Pedro Chaves/AGIF
Você lembra a nota de corte para o rebaixamento nos últimos Brasileirões? Foto: Pedro Chaves/AGIF

Leia mais: Saiba Quem Foi O Primeiro Jogador Brasileiro A Fechar Um Patrocínio Vitalício

Nessa altura do campeonato, o lanterna é o Botafogo, que soma apenas 23 pontos em 31 partidas. Acima, empatados com 26, estão os alviverdes Goiás e Coritiba. Na 17ª colocação, abrindo a zona do perigo, está o Fortaleza. Inicialmente comandado por Rogério Ceni, treinador que fez história à frente do elenco, o Fortaleza tem brigado com Vasco, Bahia e Sport para ver quem retornará à Série B do Campeonato Brasileiro na próxima temporada.

Se o Brasileirão da temporada 2020/2021 está com disputas acirradíssimas na parte de baixo da tabela, o que aconteceu nas edições anteriores do torneio?

A nota de corte para o rebaixamento nos anos anteriores

Em 2015, ano em que o Corinthians se consagrou campeão brasileiro, quem retornou à Série B do Brasileirão foram Avaí, Vasco da Gama, Goiás e Joinville. Respectivamente, as pontuações dos quatro rebaixados foram 42, 41, 38 e 31 pontos.

Por sua vez, o ano de 2016 marcou o rebaixamento de um dos times considerados “grandes” do nosso futebol. Com 43 pontos, o Internacional terminou a 38ª rodada do torneio na 17ª colocação, sendo rebaixado à Série B do Brasileirão pela primeira vez. Com ele, também caíram Figueirense, Santa Cruz e América-MG.

Em 2017, temporada em que o Corinthians se consagrou campeão brasileiro pela última vez em sua história, caíram Coritiba, com 43 pontos; Avaí, com os mesmos 43; Ponte Preta, que desde então não retornou à Série A, com 39; e Atlético-GO, com 36.

Na penúltima temporada, a temporada de 2018, quem saiu vencedor foi o Palmeiras. Entretanto, a ponta de baixo da tabela acabou sendo desastrosa para quatro grandes clubes do Brasil: Sport, América-MG, Vitória e Paraná foram rebaixados com, respectivamente, 42, 40, 37 e 23 pontos conquistados.

Saiba mais: Relembre 5 Estrangeiros Que Fizeram História No Corinthians

Campeão do Brasileirão com 90 pontos conquistados, o Flamengo de Jorge Jesus teve uma campanha de dar inveja a muito time grande. No torneio disputado no ano retrasado, porém, quatro times amargaram o gosto da queda à Série B. CSA, Chapecoense e Avaí, com 32, 32 e 30 pontos, caíram nas últimas colocações.

Na 17ª, quem deu adeus à elite do futebol nacional foi o Cruzeiro. À época comandado por Adílson Batista, o “Cabuloso” somou apenas 36 pontos em 38 rodadas e viu a Série B chegar a seu dia a dia pela primeira vez na história. Na atual temporada, aliás, o time comandado por Luiz Felipe Scolari, o Felipão, não conseguiu retornar à Série A. De tal maneira, o Azul de Minas Gerais disputará novamente a Série B do Brasileirão na próxima temporada.

Conheça: 5 Fatos Inacreditáveis Sobre O Passado Dos Jogadores De Futebol

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.