Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Vitória x Bahia: quem leva a melhor no histórico do clássico Ba-Vi?

Confira o retrospecto histórico do clássico

É dia de Vitória x Bahia pela Copa do Nordeste. Considerado como o maior clássico das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, a partida mexe com a paixão de milhões de torcedores baianos e com o futebol da região nordestina. Na história da rivalidade, quem será que leva a melhor? Confira hoje (13/03).

A partida envolvendo o time rubro-negro e a equipe baiana vale três pontos importantíssimos na fase de classificação da Copa do Nordeste, que está em sua terceira rodada da edição de 2021.

Mas, não é “só isso”. Além de valer pontos fundamentais na busca pela classificação para a fase de mata-mata, o clássico envolve também toda a rivalidade e a tradição de dois dos maiores clubes do futebol nordestino e do Brasil.

Como em qualquer clássico regional, o Ba-Vi é um campeonato à parte e quem ganha costuma ficar em alta com sua torcida por um longo período, além, é claro, de dar aos seus torcedores a chance de “tirar sarro” do adversário. De maneira saudável, é bom que seja ressaltado.

Vitória x Bahia: quem leva a melhor no histórico do clássico Ba-Vi?
Vitória x Bahia: quem leva a melhor no histórico do clássico Ba-Vi? (Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia)

Tanto Vitória, quanto Bahia, buscam permanecer na primeira colocação de seus grupos no Nordestão 2021 e, por essa razão, o jogo ganha ainda mais importância.

Com transmissão para todo o Brasil através de TV aberta e serviço de streaming, a bola irá rolar para o 475º clássico da história.

Leia também: Brasileiro Aparece No TOP-3 Da Artilharia Da Europa League; Saiba Quem É

Vitória x Bahia: quem leva a melhor no clássico?

A história conta que os dois maiores rivais do futebol nordestino já mediram forças em 474 jogos, incluindo jogos por Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Brasileirão das Séries A, B e C, entre outros torneios estaduais, regionais e nacionais ao longo da história.

Quem tem mais triunfos na história dos Ba-Vis é o Bahia, que leva vantagem com 40 vitórias a mais do que o rival rubro-negro.

Confira os números:

  • Bahia venceu 184 jogos contra o Vitória;
  • Vitória venceu 144 jogos contra o Bahia;
  • Houve também 146 empates entre os dois rivais;
  • O Bahia marcou 637 gols, enquanto o Vitória balançou as redes em 551 vezes.

Pela Copa do Nordeste

Quando contabilizamos apenas a Copa do Nordeste, torneio que estará em disputa neste sábado, a vantagem é levemente rubro-negra.

  • O Vitória tem 7 triunfos sobre o Bahia no Nordestão;
  • Já o Bahia venceu o Vitória em 5 partidas da Copa do Nordeste;
  • Além disso, houve três empates.

Na última vez que os times duelaram pela competição regional, teve triunfo rubro-negro. Em 2020, o Vitória venceu o rival tricolor por 2 a 0.

Histórico dos jogos no Barradão, mando de campo rubro-negro

O Barradão é a casa do Vitória. E, em seu estádio, o time rubro-negro leva a melhor no histórico de clássicos estaduais.

  • São 26 vitórias rubro-negras e 13 triunfos do Bahia. Além de 15 empates.

Apesar do histórico favorável, o Bahia tem conseguido retrospecto positivo nos últimos anos. Não perde na casa do rival desde 2017.

Leia mais: Comparativo: números de Neymar no Barcelona x PSG

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.