Top Stores

- Publicidade -

Transporte público em Blumenau terá horário reduzido nos fins de semana

O motivo é a baixa demanda de passageiros nos fins de semana

Top Stories Porque a gata lambe seu filhote? Descubra mais em lista inédita de curiosidades felinas

Com baixa demanda, o transporte público em Blumenau reduzirá o horário de circulação na cidade nos fins de semana. Assim, essa medida visa equilibrar a oferta e a demanda, pois cada vez menos há passageiros utilizando esse serviço.

Leia mais: Blumenau/SC Lidera O Ranking Com Maior Capacidade De Geração De Energia Solar

Transporte público em Blumenau terá horário reduzido nos fins de semana
Redução nos horários de ônibus nos fins de semana por falta de passageiros Foto: G1

Então, iniciando hoje, 16.01 (sábado) haverá redução e melhor adequação nos horários de sábado e domingo. De acordo com informações da Seterb, essa mudança ocorre devido à falta de pessoas, em determinados horários.

Redução de horário de ônibus em Blumenau

Devido a pandemia, o transporte público em Blumenau sofreu uma queda bem expressiva de passageiros. Sendo assim, desde o retorno no segundo semestre de 2020, muitas alterações foram feitas.

Vale lembrar que os ônibus ficaram a mais de um mês sem funcionamento por conta das medidas restritivas. E toda essa iniciativa visava, então, combater a disseminação da covid-19.

No entanto, ao retornar suas atividades normais, os ônibus reduziram 35% da demanda habitual até agora. E, ainda nos fins de semana, a diminuição da procura pelos ônibus está sendo bem menor.

Baixa procura pelos ônibus coletivos

Desde a volta do transporte público em Blumenau, tanto sábado e domingo, o serviço está cada vez diminuindo. Desse modo, no último domingo, dia 10.01, foram apenas 3.052 passagens, com uma média de 4,6 a cada viagem.

No sábado, dia 09.01, foram 11.370 passagens, o que resulta em uma média de 9,9 a cada viagem. Por esse motivo, está com novos horários.

O secretário da Seterb, Jefferson Voigtlaender, diz que a situação é delicada. Assim sendo, o sistema de transporte precisa ser mantido com funcionamento responsável.

Ainda esclarece que o trabalho segue buscando o equilíbrio entre a oferta e a demanda a fim de não acontecer um colapso na operação do transporte coletivo. Por isso, é fundamental tomar essa medida.

Como ficarão os horários?

A princípio, segundo a Seterb, aos sábados, a baixa da quantidade de viagens será de 8%, para o período da manhã. Já no período da tarde, o horário é menor por causa da baixa demanda de passageiros.

Em relação aos domingos, a circulação será de apenas 28% das linhas alteradas. Então, é bom ficar atento quanto a essas modificações dos horários.

Para isso, o passageiro deve acessar a tabela com os respectivos horários neste site, nas plataformas dos terminais. Também para quem quiser ver pelo aplicativo, então, pode baixar em seu celular o Blumob.

Transporte coletivo, exclusivamente, para a saúde

Quanto ao transporte público para quem trabalha na saúde, a Seterb disponibilizará quatro linhas especiais. Assim, aos domingos, os profissionais terão os seguintes horários definidos: 5h40, 7h20, 17h40 e 19h20.

Por fim, esse serviço será exclusivo para profissionais de saúde que trabalham em Blumenau. Logo, para quem está vinculado ao Hospital Santa Catarina, Santo Antônio, Santa Isabel e PA da Unimed.

Como visto, essas medidas garantirá o funcionamento do sistema de transporte público em Blumenau. E, assim, todos poderão ter acesso, embora com os horários reduzidos.

Também leia: Abertura De Novas Empresas Em Santa Catarina Cresce 19% Em Meio A Pandemia

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...