Top Stores

- Publicidade -

Tornado em Nova Lima assusta moradores

O fenômeno parecia coisa de cinema

Top Stories Saiba como funciona a conta salário Santander e as vantagens disponíveis

Os moradores de um município da Grande BH foram pegos de surpresa na tarde de domingo (24/01). O tornado em Nova Lima se formou nos céus, mais parecendo cena de cinema. O evento assustou quem estava próximo.

Ademais, confira também: Criança Foi Encontrada Morta Na Beira Da Estrada Em Belo Horizonte

Tal acontecimento pode ser o resultado de diversas mudanças climáticas, assim como do temido aquecimento global
Tal acontecimento pode ser o resultado de diversas mudanças climáticas, assim como do temido aquecimento global – Foto: Karina Sommerfeld

O fenômeno natural aconteceu nas proximidades da Lagoa dos Ingleses. De acordo com testemunhas, o tornado em Nova Lima chamou a atenção, pois deixou o céu bem escurecido.

Ventos vindos do oceano

Os moradores da região que acordaram mais cedo hoje (25/01) perceberam que ventava além do normal. Ademais, o solzinho apareceu tímido, com o tempo pendendo para o clima frio.

Dessa forma, os locais mais altos da cidade foram presenteados com rajadas de vento, que atingiram 45 km/hora. Portanto, foi ilusão acreditar que os termômetros passariam da marca dos 16° C.

Mas, por que ventou tanto na Região Metropolitana de Belo Horizonte? A explicação que se tem para o fato é de que houve uma circulação marítima. Isso quer dizer que teve muito vento que chegou dos oceanos e seguiu para os continentes.

Por conta disso é que aconteceu também o tornado em Nova Lima ontem (24/01). O fenômeno natural se formou bem perto do local chamado Lagoa dos Ingleses. Esse tornado foi considerado bastante violento, pois os ventos que se formavam dentro dele chegaram à média de 300 até 500 km/hora.

Dessa forma, leia mais: Maus-tratos animal: cachorro foi amarrado e ficou sem comida na Região…

O fenômeno natural aconteceu nas proximidades da Lagoa dos Ingleses
O fenômeno natural aconteceu nas proximidades da Lagoa dos Ingleses – Foto: Isabela Bernardes

Tornado em Nova Lima é incomum na região

Não foi a toa que os moradores ficaram tão assustados, pois parecia coisa de cinema. A formação desses fenômenos naturais é algo bastante incomum na região. Em geral, os tornados se formam nos locais que contenham mais áreas planas.

De acordo com os meteorologistas, não existem registros apresentados de tornados que se formaram dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entretanto, já houve notificações de ocorrências no Triângulo, Oeste e Sul das Minas Gerais.

Tal acontecimento pode ser o resultado de diversas mudanças climáticas, assim como do temido aquecimento global. Todavia, não se tem nenhuma informação de que ele causou qualquer prejuízo ou estrago.

Para que aconteça a formação de um tornado em Nova Lima é preciso ter o ar quente na superfície, mas também o ar frio na altitude. Assim, esse encontro dos ares quentes com os ares frios geram nuvens cumulonimbus. Portanto, desce um funil, recebendo o nome tão a cara das cenas tensas dos filmes de suspense.

De igual modo, veja: Florianópolis está em estado de emergência ocasionado pela chuva forte e…

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...