Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Sul-americana: quais brasileiros jogam em 2021 e quem já foi campeão?

Apenas 4 times brasileiros já levantaram o troféu da competição continental

A edição da Copa Sul-americana de 2021 foi iniciada nesta última terça-feira (16) com os primeiros jogos preliminares que valem vaga na fase de grupos do segundo maior torneio continental do futebol da América do Sul. Como de costume, times brasileiros entraram como favoritos. Mas, quais deles vão jogar em 2021 e quem já foi campeão? Confira hoje (18/03).

A competição comandada pela Conmebol ganhou um novo formato em 2021 e será disputada de forma semelhante a como acontece na Copa Libertadores da América.

Primeiramente, a fase preliminar conta com 32 times de menor expressão ao redor da América do Sul, em jogos de ida e volta. Os vencedores dos confrontos vão se juntar às seis equipes brasileiras, seis argentinas e também aos quatro eliminados da terceira fase preliminar da Libertadores.

No total, serão 32 clubes na fase de grupos. Eles serão divididos em oito chaves, das quais somente os primeiros colocados vão avançar para a segunda fase, que já será o mata-mata.

Copa Sul-americana: quais brasileiros vão jogar em 2021 e quem já foi campeão?
Red Bull Bragantino vai estrear na Sul-americana em 2021 (Foto: Getty Images)

Leia mais: TOP-5 dos jogadores sub-20 que mais fizeram gols no Brasileirão 2020

Em sua edição de 2021, a Copa Sul-americana terá 6 times brasileiros; quais são?

A classificação para a Sul-americana acontece de maneira única e exclusivamente através da tabela final do Campeonato Brasileiro do ano anterior.

Como base para a edição de 2021 do torneio continental, o Brasileirão de 2020 foi quem definiu os seis brasileiros classificados. São times que terminaram a competição da 9ª até a 14ª posição.

Vão disputar a Copa Sul-americana 2021 os seguintes brasileiros:

  • Athletico Paranaense (9º colocado no Brasileirão)
  • Red Bull Bragantino (10º colocado no Brasileirão)
  • Ceará (11º colocado no Brasileirão)
  • Corinthians (12º colocado no Brasileirão)
  • Atlético Goianiense (13º colocado no Brasileirão)
  • Bahia (14º colocado no Brasileirão)

A sexta e última vaga, por sinal, foi motivo de disputa até os últimos minutos da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2020. O Bahia estava fora do grupo de classificação para a Sul-americana, mas conseguiu ultrapassar o Sport com uma vitória na última partida. O Fortaleza também brigava pela vaga.

E quais brasileiros já foram campeões da competição internacional?

Antes dividida entre Copa Mercosul e Copa Merconorte, de acordo com a posição geográfica dos países da América do Sul, a Sul-americana chegou em 2002 para juntar todos em uma só competição.

Assim como na Libertadores, Argentina e Brasil são os países que mais vezes foram campeões da competição sul-americana. Mas, o futebol argentino tem o dobro de títulos – com oito.

O Brasil só foi campeão da Sul-americana em quatro edições:

  • Internacional – campeão em 2008
  • São Paulo – campeão em 2012
  • Chapecoense – campeã em 2016
  • Athletico Paranaense – campeão em 2018

Na edição de 2021, pelos seis brasileiros que estão classificados para disputar a competição, o Athletico é o único que pode conquistar o título pela segunda vez. Os outros cinco times vão tentar o troféu pela primeira vez.

Já o Bahia é o clube brasileiro que chegou mais longe na edição de 2020, quando foi eliminado nas quartas de final para o Defensa y Justicia. O time argentino, inclusive, fechou o torneio como campeão e seu treinador, Hernán Crespo, foi contratado para dirigir o São Paulo na Libertadores.

Enquanto isso, o Red Bull Bragantino vai estrear no torneio.

Leia ainda: 5 jogadores que o Corinthians precisa se desfazer em 2021

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.