Top Stores

- Publicidade -

Suco de quiabo: pode ser usado para tratar cinomose em cães?

Conheça um pouco sobre os mitos e verdades do quiabo para tratamento da cinomose, uma das doenças que mais mata cães!

Top Stories O que fazer para um papagaio falar? Aprenda com as dicas e acerte em em cheio

A cinomose é uma doença altamente contagiosa que afeta cães de todas as idades. Contudo, animais mais jovens e idosos são os mais acometidos. Em primeiro lugar, é importante saber que essa doença é causada por um vírus. Sendo assim, é uma enfermidade muito difícil de tratar e curar. Confira aqui no Diário Prime as informações sobre a doença e o tratamento!

De acordo com os médicos veterinários a doença pode manifestar no animal os seguintes sintomas:

  • Diarreia
  • Perda de apetite
  • Vômito
  • Tosse
  • Febre
  • Conjuntivite — inflamação nos olhos
  • Otite — inflamação no ouvido
  • Secreção saindo do nariz e olhos
  • Convulsão
  • Paralisia
  • Tiques nervosos
  • Entre outros sinais mais inespecíficos

Sendo assim, se notar algum dos sintomas acima procure um veterinário. Assim, o profissional qualificado fará exames para diagnosticar e tratar a doença.  Desse modo, ao iniciar os cuidados precocemente, as chances de salvar e curar seu animal são muito maiores. A cinomose não atinge humanos e nem outras espécies de animais domésticos, mas é altamente contagiosa e mortal entre cachorros.

Veja ainda: Meu gato trouxe um morcego pra casa: o que fazer?

Cinomose: uma das doenças que mais matam cães, tem cura?
Cinomose: uma das doenças que mais mata cães, tem cura? Posso usar suco de quiabo para tratar?

Meu cachorro foi diagnosticado com cinomose, e agora?

Ao suspeitar da doença no seu cachorro, leve-o ao veterinário quanto antes. O teste rápido é o exame mais usado para diagnosticar a cinomose. Sendo assim, o resultado sai na hora. Ainda, é um exame bem simples, feito com uma gota de sangue ou um pouco da secreção do nariz. O resultado sai na hora!

Posteriormente, o ideal é interná-lo para tratamento na clínica se constatado a doença no seu cachorro. Conforme dito, por ser uma doença viral, ou seja, causada por vírus, não existe um tratamento específico. Bem como, não há um remédio que cure a cinomose. Dessa maneira, realiza-se o tratamento suporte, em que estabilizamos o animal e tratamos os sintomas. Por fim, vacinar é a única forma de prevenir e cuidar do seu cachorro para que ele não fique doente!

Posso usar suco de quiabo para tratar cinomose no meu cachorro?

O suco de quiabo consegue ajudar na hidratação do animal. Sendo assim, não só o suco de quiabo como qualquer suco (permitido para espécie) poderá ajudar nesse quesito. No entanto, não é recomendado!

Confira aqui:  Alimentação de cães: quais frutas posso dar para meu cachorro?

Em síntese, ao utilizar o suco de quiabo no seu cão doente você pode ter a sensação de “falsa cura”. Ou seja, o cachorro pode melhorar os sintomas, pois estará mais hidratado e nutrido, mas não curado. Sendo assim, ao tentar tratar o animal em casa, você pode adiar o tratamento com o veterinário piorando o quadro da doença.

Em contrapartida, suco de quiabo não irá curar a cinomose. Além disso, você adiará o tratamento, o que pode piorar os sintomas. Dessa forma, o ideal é levar à consulta com o veterinário evitando que seu animal venha à óbito.

Por outro lado, não existe NENHUMA comprovação científica e nem clínica do tratamento de cinomose com suco de quiabo. Por fim, ao desconfiar da doença leve o seu cachorro ao veterinário para iniciar o tratamento o mais rápido possível. Afinal, a taxa de mortalidade em cães acometidos com cinomose é alta e o tratamento precoce aumenta as chances de cura.

Rate this post

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...