Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Seis cidades mais ricas de Santa Catarina estão na lista das 20 do sul do Brasil

Pesquisa IBGE avaliou o PIB e a renda per capita para fornecer os resultados

As seis cidades mais ricas de Santa Catarina se destacaram entre as 20 do sul do país tendo como base o PIB e a renda per capita. Assim sendo, essas apresentaram uma economia elevada e forte geração de riqueza.

Leia mais: Concursos Abertos Em Santa Catarina Com Mais De 180 Vagas

Joinville lidera a cidade catarinense na primeira posição com maior PIB no país
Joinville lidera a cidade catarinense na primeira posição com maior PIB no país – Foto: Peixe Urbano

De acordo com a pesquisa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgada em 2021, o estado de Santa Catarina apresenta 6 cidades com uma melhor economia do sul do país. Logo, Joinville/SC lidera o topo alcançando a 3 ª posição, perdendo apenas para Porto Alegre/RS (2ª) e Curitiba/PR (1 ª).

Seis cidades mais ricas de Santa Catarina têm Joinville em primeiro lugar

O ano de 2021 iniciou com novidades para os catarinenses, apontando as seis cidades mais ricas de Santa Catarina. Logo, elas apresentam melhor PIB e renda per capita.

Sendo assim, entre a lista de 20 cidades divulgadas, Joinville alcança o topo como a que apresenta melhor economia, isto é, a mais rica do sul. Além disso, continua crescendo no Vale do Itajaí, exponencialmente.

Desse modo, após ela, segue na lista a cidade de Itajaí/SC, na 4ª posição. Em seguida, Florianópolis/SC, na 7ª posição. Depois, Blumenau/SC na 11ª posição.

Logo depois, São José/SC, na 18ª posição. Por fim, Chapecó, alcançando a 20ª posição da lista das 20 mais ricas do Brasil.

A cidade mais poderosa do sul do Brasil, que alcança a primeira posição é Curitiba, no estado do Paraná. E a segunda, fica na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

Joinville, a cidade catarinense mais rica do sul do país

A cidade de Joinville novamente está na primeira posição entre as seis cidades mais ricas de Santa Catarina. Assim, a informação divulgada pelo IBGE, aponta como líder do PIB – Produto Interno Bruto no estado catarinense.

Essa pesquisa é feita a cada 2 anos, sendo esta, de 2018, a divulgada recentemente. E, em comparação ao ano de 2016, ela apresenta um aumento de 22% no PIB. Então, conforme dados publicados, de R$ 25,2 bilhões, Joinville passa a apresentar cerca de R$ 30,7 bilhões. Um aumento bastante significativo.

Todo esse grande crescimento econômico se concentra nos setores da indústria e do serviço. Assim, por essa razão, tiveram ótimo desempenho no PIB catarinense.

De igual modo, o Parque Perini é o que abriga grande parte das indústrias instaladas na cidade de Joinville. Ele é o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, com 240 empresas na ativa.

Dentre os diversos segmentos, vale destacar o metal mecânico, setor logístico, plástico, químico e automobilístico. Então, do total do PIB joinvilense, cerca de 5,2 tem a geração pela existência desse parque.

Por fim, segundo Marcelo Hack, presidente do parque, a cidade possui muitos fatores que a destaca dentre as outras do estado. Entre eles está a mão de obra de baixo custo que oferece.

Como lido, as seis cidades mais ricas de Santa Catarina estão em destaque entre as 20 do sul do país. E, certamente, os catarinenses estão orgulhosos por mais essa conquista que contribui para melhoria da economia do Estado e da vida de todos.

Também leia: Mais De 2,6 Mil Vagas De Emprego No Sine De Santa Catarina

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.