Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

São Paulo x Flamengo: quem leva a melhor no histórico de jogos?

Rubro-negro terá de superar retrospecto negativo para ficar com o título de campeão sem depender do Internacional

Chegou o dia de conhecer o campeão brasileiro da temporada de 2020. Nesta quinta-feira (25/02), será disputada a 38ª e última rodada do Brasileirão, com o confronto entre São Paulo x Flamengo sendo um dos centros das atenções. Isso porque, é neste jogo que pode ser conhecido o time que levantará a taça da Série A.

Atual líder do Campeonato Brasileiro após ter batido o Internacional, que anteriormente estava na liderança, o Flamengo chega para a última rodada dependendo apenas do próprio resultado para conquistar o troféu de campeão nacional pelo segundo ano seguido.

A última partida coloca justamente o atual líder, que tem apenas uma rodada como primeiro colocado ao longo de toda a competição, contra o São Paulo, que foi o time que mais tempo passou na liderança. Porém, perdeu fôlego justamente no momento mais importante do campeonato.

São Paulo x Flamengo: quem leva a melhor no histórico de jogos?
São Paulo x Flamengo: quem leva a melhor no histórico de jogos? (Foto: Getty Images)

Dois dos quatro melhores times do Brasileirão 2020, Flamengo e São Paulo possuem um longo histórico de jogos entre si, sobretudo pelo fato de também serem duas das agremiações mais importantes e vencedoras do futebol brasileiro.

O jogo desta quinta-feira colocará as duas equipes frente a frente pela 106ª vez, contabilizando apenas torneios oficiais, a partir da década de 1940, quando os times começaram a medir forças pelo tradicional torneio Rio-São Paulo, até os dias atuais.

Com mais de 80 anos de história, quem será que leva a melhor no retrospecto histórico? Confira abaixo quem venceu mais vezes.

Leia também: Na reta final, quem são as equipes mais indisciplinadas da Série A?

São Paulo x Flamengo: 105 jogos na história e vantagem são-paulina no histórico geral

Como destacado acima, o primeiro jogo entre as duas equipes aconteceu na edição de 1940 do Torneio Rio-São Paulo. Mas, este foi apenas o primeiro dos vários campeonatos pelos quais os dois times já mediram forças ao longo da história do futebol brasileiro e sul-americano.

Além do Rio-São Paulo, Tricolor e Rubro-negro também já se enfrentaram por Brasileirão, Copa Libertadores da América, Copa do Brasil, Supercopa Libertadores, Copa Ouro, Robertão e Copa dos Campeões.

A competição que mais vezes viu contou com este confronto é a Série A do Campeonato Brasileiro, tendo em vista que São Paulo e Flamengo formam o grupo dos poucos times que nunca foram rebaixados.

Em 105 jogos, a vantagem do São Paulo é de dez vitórias a mais do que o time carioca. Confira o histórico em números:

  • 42 vitórias do São Paulo
  • 32 vitórias do Flamengo
  • 31 empates
  • 171 gols marcados pelo São Paulo
  • 135 gols marcados pelo São Paulo

Retrospecto recente também favorece o Tricolor

O São Paulo vive uma sequência de oito jogos sem saber o que é perder para o Flamengo em jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

Nos últimas oito partidas, entre 2017 e 2020, foram cinco vitórias do São Paulo e três empates.

Leia ainda: André Rizek sobre Flamengo: polêmica antes da última rodada do Brasileirão

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.