Top Stores

- Publicidade -

Santos x Palmeiras: 6 goleiros históricos dos finalistas da Libertadores

Imprescindíveis para o sucesso dos clubes, conheça os nomes dos maiores goleiros da história dos finalistas da Libertadores

Top Stories Enquete A Fazenda 13: Você concorda com a expulsão do Nego do Borel do reality?

A expectativa da final da Libertadores entre as equipes de Palmeiras e Santos cresce à medida que se aproxima o dia da decisão. Assim, listamos seis nomes de goleiros que fizeram história nos clubes, sendo três de cada um. Veja quem são na matéria preparada para vocês nesta sexta-feira (29).

Leia também: Santos x Palmeiras: Vejam jogadores que já defenderam os dois clubes

Os Goleiros do Palmeiras

Emerson Leão

Paulista de Ribeirão Preto, Emerson Leão é um dos maiores goleiros da história da equipe palestrina. Com Leão guardando as redes do Verdão, o Palmeiras conquistou títulos e empolgou a sua torcida na década de 1970.

Além de conquistar os campeonatos Brasileiros de 1969, 1972 e 1973; e os campeonatos paulistas de 1972, 1974, 1976 e 1986; Leão foi goleiro da seleção brasileira nas décadas de 1970 e 80.

Velloso

Se a Máquina Verde do Palmeiras era uma fazedora de gols implacável; o time precisava de um goleiro que oferecesse segurança. Assim, Velloso foi o arqueiro palmeirense durante a década de 1990.

O arqueiro defendeu a meta palestrina nos títulos paulista de 1993 e 1996. Além destas conquistas, o goleiro também venceu o Brasileirão 1994, a Copa do Brasil e a Copa Mercosul em 1998; e a Libertadores em 1999.

Marcos

Ídolo do clube, o goleiro Marcos é um nome que claramente não poderia ficar de fora desta lista. Logo, o arqueiro alviverde defendeu o manto do Palmeiras durante vinte anos (1992 a 2012) e foi fundamental para grandes conquistas palestrinas.

Certamente, a defesa de Marcos no gol palmeirense rendeu ao clube os títulos paulistas de 1993, 1994, 1996 e 2008; os títulos Brasileirão Série A de 1993 e 1994 e Série B 2003; além da Copas do Brasil e Mercosul em 1998 e a Libertadores em 1999.

Além da trajetória de infinitos títulos no Palmeiras, Marcos foi o goleiro titular da seleção na conquista da quinta Copa do Mundo, em 2002.

Saiba mais: Quais são os goleiros que mais fazem defesas no Brasileirão

Os goleiros do Santos

Santos x Palmeiras: 6 goleiros que fizeram história nos finalistas da Libertadores . Imagem: Reprodução Acervo CBF
Santos x Palmeiras: 6 goleiros que fizeram história nos finalistas da Libertadores . Imagem: Reprodução Acervo CBF

Gylmar

Gylmar dos Santos Neves atendia também pelo nome de Gilmar quando vestia as luvas de goleiro. Assim, o arqueiro fez parte de grandes times, a exemplo do Corinthians da década de 1950. No entanto, foi usando o manto santista que Gilmar entrou para a história.

Assim, o goleiro foi campeão de quase tudo que disputou nos anos 1960. Afinal de contas, era difícil bater o Santos de Pelé naquela época. No entanto, o Peixe precisava da segurança de Gilmar na retaguarda.

Dessa forma, Gilmar conquistou vários títulos com o Santos; o que lhe rendeu um lugar na seleção brasileira. Assim, ele conquistou dois títulos mundiais com a  camisa canarinho e se sagrou como um dos maiores goleiros da história do Brasil.

Rodolfo Rodriguez

O gringo que guardou as redes santistas com maestria durante a década de 1980 tinha nome e sobrenome (dobrado!): o uruguaio Rodolfo Rodriguez y Rodriguez. Ele guardou a meta santista entre 1984 e 1988.

Tido como um dos grandes goleiros da história do Santos, Rodolfo Rodriguez fez história também na seleção uruguaia; liderando o time celeste na conquista do Mundialito de 1980.

Fábio Costa

Embora não seja uma unanimidade entre os santistas, é inegável a importância de Fábio Costa para a história do alvinegro praiano. Assim, Fábio Costa foi o guarda metas do Santos em duas passagens: entre 2000 e 2003; e entre 2006 e 2013.

Durante seu período como goleiro do Santos, Fábio Costa conquistou os campeonatos paulista de 2006 e 2007; além do Brasileirão de 2002, junto com a geração de Robinho e Diego.

Veja também: Relembre os clubes brasileiros que conquistaram a Libertadores

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News.
Comentários
Loading...