Saiba como foram as campanhas do Bragantino nos torneios continentais

Após 25 anos, Bragantino volta a disputar um torneio continental; confira como foram as outras participações do Massa Bruta na Conmebol

0

A arrancada que o Red Bull Bragantino deu nas últimas duas temporadas mostra o nível de comprometimento da equipe com o sucesso.

Entre o título da Série B e a campanha da Série A do Brasileirão, o time conseguiu voltar a disputar uma competição internacional após décadas.

Assim relembre como foram as campanhas do Massa Bruta nos torneios continentais hoje (17/03), aqui no Diário Prime.

Leia também: As maiores 5 goleadas da história da Copa do Brasil

O primeiro dos torneios continentais a gente nunca esquece…

Fundado em 1928, o Bragantino viveu suas primeiras seis décadas de existência entre as divisões menores do futebol estadual e nacional.

Assim, o clube de Bragança Paulista orbitava entre as equipes que disputavam as terceira e segunda divisão paulista; além da segunda divisão do Brasileirão.

No entanto, na década de 1990 o time ganha expressão nacional após conseguir o vice-campeonato da primeira divisão do Brasileirão em 1991. A segunda colocação na competição nacional rendeu a primeira de suas participações em torneios continentais.

Dessa forma, o Braga estreou no futebol latino-americano na disputa da Copa Conmebol de 1992. Aliás, um marco histórico; sendo o primeiro clube do interior paulista a realizar tal feito.

Porém, caiu logo nas oitavas de final, eliminado após a derrota para o Grêmio por 7 a 6 nos pênaltis depois de empatar em 3 a 3 no placar agregado.

Leia mais: A Molecada do Braga: 5 jovens que se deram bem no RB Bragantino

Copa Conmebol: o retorno do Bragantino

Embora tenha se despedido de forma prematura em 1992, o Bragantino retorna para a disputa do torneio continental no ano seguinte.

Assim, o Massa Bruta entra em campo pela segunda vez para a disputa de um título internacional, depois de ficar em quarto lugar no Brasileirão de 1992.

Logo, na edição da Copa Conmebol de 1993, o Bragantino repete a atuação do ano anterior e se despede do torneio ainda nas oitavas de final. A derrota para o Botafogo por 6 a 4 no placar agregado despachou o Massa Bruta de volta para Bragança Paulista.

Conmebol 1996, a terceira empreitada

A terceira vez que o Massa Bruta se coloca na disputa continental é na edição de 1996 da Copa Conmebol.

Após conseguir a sexta colocação no Brasileirão em 1995, o Bragantino partiu para sua terceira empreitada rumo a um título continental.

No entanto, desta vez o Braga conseguiu avançar um pouco mais. Após golear de maneira incrível o Palmeiras por 5 a 1 no Estádio Nabi Abi Chedid, o Bragantino segurou a máquina verde no Parque Antárctica e perdeu de 3 a 0. Ou seja, avançou no torneio com o placar agregado de 5 a 4.

Já nas quartas de final, o confronto foi ainda mais dramático: no duelo contra os colombianos do Santa Fé, a vitória adversária por 1 a 0 em Bogotá complicou a vida do Massa Bruta. Dessa forma, o time jogou todas as suas fichas no jogo de volta, no Nabizão.

Com uma retranca intransponível, o Santa Fé segurou os ataques da equipe de Bragança Paulista e saiu do Brasil com um empate sem gols, o que dava a classificação ao clube colombiano.

Dessa forma, o Bragantino se despediu do sonho de conquistar um título internacional.

Saiba como foram as campanhas do Red Bull Bragantino nos torneios continentais. Imagem: Reprodução Instagram @redbullbragantino
Saiba como foram as campanhas do Bragantino nos torneios continentais. Imagem: Reprodução Instagram @redbullbragantino

A expectativa do Red Bull Bragantino para a Sul-Americana

Após 25 anos e com uma multinacional de bebidas por trás de um farto investimento no elenco do clube, o (agora) Red Bull Bragantino chega à sua quarta peleja continental. Assim, o clube vai participar da edição 2021 da Copa Sul-Americana, substituta cronológica da Conmebol.

A conquista do direito de disputar o torneio continental veio após a ótima campanha que desenvolveu ao longo do Brasileirão na temporada 2020. Terminando a competição em décimo lugar, beliscando uma das vagas para o certame.

Você pode gostar: Bragantino: 93 anos de história do Massa Bruta

Comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies