Ronaldo x Edmundo: Após polêmica, comparamos números dos craques
A internet não perdoa e relembra polêmica entre Edmundo e Ronaldo; aproveitamos e comparamos os números dos craques do futebol brasileiro
O ressurgimento de uma polêmica do futebol brasileiro agitou as redes sociais desta semana. Assim, compartilharam um vídeo de oito anos atrás, onde o craque Edmundo declarou que havia “jogado mais que Ronaldo” numa entrevista, e causou um rebuliço na imprensa esportiva. Logo, tratamos de abordar nesta quinta-feira (18/03) os números dos dois craques na história do futebol.
Leia também: Parceria ou patrocínio: relembre a polêmica financeira no futebol brasileiro
Ronaldo x Edmundo: jogos disputados
Começamos o nosso comparativo entre o Fenômeno e o Animal com a quantidade de vezes que amarraram as chuteiras e foram a campo durante a carreira.
Assim, o ídolo da torcida do Palmeiras e do Vasco da Gama chegou a disputar 742 jogos ao longo de sua carreira.
Por outro lado, o talismã do penta idolatrado pela torcida do Corinthians foi menos vezes à campo em sua história como profissional. Desta forma, Ronaldo disputou 616 jogos ao longo de sua trajetória no futebol.
Ronaldo x Edmundo: gols marcados
Ainda assim, quando nos deparamos com o quesito gols marcados; começamos a ver a vantagem aberta pelo Fenômeno. Enquanto Edmundo marcou 359 tentos ao longo de sua trajetória como profissional, Ronaldo Nazário chegou a anotar 414 vezes a autoria de um gol.
Desta maneira, percebemos que o rendimento do Fenômeno justifica o apelido que ele tem. Com menos jogos que Edmundo, Ronaldo marcou uma quantidade considerável de gols a mais que o Animal.
A média de gols do Fenômeno e do Animal
Na média de gols marcados por jogos disputados ao longo das carreiras, vemos a vantagem de Ronaldo Fenômeno disparar. Enquanto o Animal tem 0,48 gols por partida; Ronaldo chega a 0,67. Ou seja, segundo os dados da plataforma Footstats, o Fenômeno marcava dois gols a cada três jogos.

Ronaldo x Edmundo: títulos conquistados
No item títulos obtidos durante a carreira como jogador profissional, o ídolo da torcida do Barcelona e da Internazionale também leva vantagem sobre o atacante que jogou na Fiorentina.
Assim, Ronaldo conquistou 17 títulos ao longo de sua jornada como atleta; enquanto Edmundo acumulou apenas 11 títulos na carreira como jogador.
Além da quantidade superior, os títulos de Ronaldo Fenômeno são notoriamente de maior importância, o que deixa o atacante Edmundo ainda mais em desvantagem no nosso comparativo.
Leia também: Há 10 anos, Ronaldo se despedia do futebol; relembre sua carreira
Ronaldo x Edmundo: Seleção Brasileira
A história dos craques na seleção brasileira foi vitoriosa. No entanto, os números destoam mais uma vez em favor de Ronaldo.
Desta forma, Edmundo vestiu a camisa da seleção em 39 jogos ao longo de sua carreira; enquanto Ronaldo Fenômeno se aproximou de uma centena, defendendo o manto Canarinho em 98 jogos.

Quanto ao número de gols marcados durante as respectivas passagens pela seleção nacional, a diferença é gritante:
Edmundo marcou apenas 10 gols vestindo o manto amarelo; enquanto Ronaldo balançou as redes em 62 oportunidades.
Os títulos conquistados defendendo a seleção também foram muito mais a favor de Ronaldo: o ídolo do Timão levantou cinco troféus com a camisa canarinho; já Edmundo só conquistou uma Copa América.
Você pode gostar: Curioso: 4 craques improvisados como goleiro