Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Rio inclui Carnaval fora de época no calendário de eventos da cidade

Proposta votada pela Assembleia Legislativa do Rio definiu datas no mês de julho para o carnaval fora de época

Todos os anos o Carnaval do Rio atrai milhões de turistas de todo o país e do resto do mundo. No entanto, a conjuntura de pandemia fez o poder público alterar datas no calendário de eventos oficial. Assim, o Carnaval ganha novos dias de folia na Cidade Maravilhosa.

Veja também: Guarda Municipal também multará quem descumprir as Regras de Prevenção da Pandemia

 

Rio inclui Carnaval fora de época no calendário de eventos da cidade
Rio inclui Carnaval fora de época no calendário de eventos da cidade – Imagem: Reprodução José Luricci / CBP

Assim, o projeto de lei de autoria do deputado Dionísio Lins (PP) foi apresentado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O intuito era de alterar as datas da maior festa brasileira: o Carnaval.

Carnaval fora de época no Rio? Entenda

Logo, a proposta foi aprovada pelo plenário do poder legislativo estadual. Em seguida, encaminhada para a sanção do governador em exercício Cláudio Castro. Assim, o texto saiu na publicação no Diário Oficial do Estado.

Dessa maneira, a lei 9.174/20 promulga a adição das datas do carnaval fora de época do Rio de Janeiro. Com isso, a data escolhida para as festividades foi a segunda quinzena de julho deste ano.

Logo, o intervalo de dias propostos coincide com o período de férias escolares no meio do ano. Ademais, o poder público, com tal ação, tem a intenção de retomar os ganhos econômicos proporcionados durante o período das festividades carnavalescas.

A proposta do CarnaRio, o carnaval fora de época

Como acontece em outras cidades brasileiras, as festividades carnavalescas ultrapassam os períodos tradicionais entre os meses de fevereiro e março. Assim, se espalham por todas as estações do ano.

Dessa maneira, o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro cria o CarnaRio: o Carnaval Fora de Época. Com isso, a Cidade Maravilhosa busca faturar com os turistas e foliões em sua maior festa, mas em um momento diferente do calendário.

Propõe-se para o evento, segundo o deputado Dionísio Lins, o aproveitamento da data do meio do ano como pretexto para turismo cultural. Segundo o deputado: “a segunda quinzena do mês de julho coincide com férias escolares praticamente em todo o país, atraindo a chegada de turistas”.

O fato de outras cidades possuírem carnaval fora de época também inspirou o legislativo carioca. Portanto, de acordo com o próprio parlamentar, “outra vantagem da criação deste evento é que muitos estados em nosso país possuem seus carnavais fora de época como atração turística“.

Portanto, confira mais: Ponte Torta na Região Central das Minas Gerais se torna “ponte da morte”…

Quais os benefícios do Carnaval fora de época para o Rio de Janeiro?

Os benefícios esperados pela remarcação da festividade carnavalesca no meio do ano diz respeito ao período de alta estação para o turismo carioca. Assim, o evento pode ajudar quem sentiu a crise na pele e aquecer a economia neste ano de 2021.

Desta maneira, a organização do evento deve reunir ligas, agremiações, troças e blocos carnavalescos para estruturar a programação das festividades. A Pasta Estadual da Cultura também apoiará as ações e compor a organização do evento.

A luta para estimular o aquecimento da economia passa diretamente por esta ação: com o carnaval fora de época acontecendo no Rio de Janeiro. Tal medida, incentiva a criação de postos de trabalho. Além disso, existe a injeção de capital na economia local, obtida com a venda de produtos e serviços durante os dias carnavalescos.

Conquanto, você também pode se interessar: Ladrão se passou por morador em área nobre de Belo Horizonte e invadiu…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.