Rio inclui Carnaval fora de época no calendário de eventos da cidade
Proposta votada pela Assembleia Legislativa do Rio definiu datas no mês de julho para o carnaval fora de época

Todos os anos o Carnaval do Rio atrai milhões de turistas de todo o país e do resto do mundo. No entanto, a conjuntura de pandemia fez o poder público alterar datas no calendário de eventos oficial. Assim, o Carnaval ganha novos dias de folia na Cidade Maravilhosa.
Veja também: Guarda Municipal também multará quem descumprir as Regras de Prevenção da Pandemia

Assim, o projeto de lei de autoria do deputado Dionísio Lins (PP) foi apresentado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O intuito era de alterar as datas da maior festa brasileira: o Carnaval.
Carnaval fora de época no Rio? Entenda
Logo, a proposta foi aprovada pelo plenário do poder legislativo estadual. Em seguida, encaminhada para a sanção do governador em exercício Cláudio Castro. Assim, o texto saiu na publicação no Diário Oficial do Estado.
Dessa maneira, a lei 9.174/20 promulga a adição das datas do carnaval fora de época do Rio de Janeiro. Com isso, a data escolhida para as festividades foi a segunda quinzena de julho deste ano.
Logo, o intervalo de dias propostos coincide com o período de férias escolares no meio do ano. Ademais, o poder público, com tal ação, tem a intenção de retomar os ganhos econômicos proporcionados durante o período das festividades carnavalescas.
A proposta do CarnaRio, o carnaval fora de época
Como acontece em outras cidades brasileiras, as festividades carnavalescas ultrapassam os períodos tradicionais entre os meses de fevereiro e março. Assim, se espalham por todas as estações do ano.
Dessa maneira, o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro cria o CarnaRio: o Carnaval Fora de Época. Com isso, a Cidade Maravilhosa busca faturar com os turistas e foliões em sua maior festa, mas em um momento diferente do calendário.
Propõe-se para o evento, segundo o deputado Dionísio Lins, o aproveitamento da data do meio do ano como pretexto para turismo cultural. Segundo o deputado: “a segunda quinzena do mês de julho coincide com férias escolares praticamente em todo o país, atraindo a chegada de turistas”.
O fato de outras cidades possuírem carnaval fora de época também inspirou o legislativo carioca. Portanto, de acordo com o próprio parlamentar, “outra vantagem da criação deste evento é que muitos estados em nosso país possuem seus carnavais fora de época como atração turística“.
Portanto, confira mais: Ponte Torta na Região Central das Minas Gerais se torna “ponte da morte”…
Quais os benefícios do Carnaval fora de época para o Rio de Janeiro?
Os benefícios esperados pela remarcação da festividade carnavalesca no meio do ano diz respeito ao período de alta estação para o turismo carioca. Assim, o evento pode ajudar quem sentiu a crise na pele e aquecer a economia neste ano de 2021.
Desta maneira, a organização do evento deve reunir ligas, agremiações, troças e blocos carnavalescos para estruturar a programação das festividades. A Pasta Estadual da Cultura também apoiará as ações e compor a organização do evento.
A luta para estimular o aquecimento da economia passa diretamente por esta ação: com o carnaval fora de época acontecendo no Rio de Janeiro. Tal medida, incentiva a criação de postos de trabalho. Além disso, existe a injeção de capital na economia local, obtida com a venda de produtos e serviços durante os dias carnavalescos.
Conquanto, você também pode se interessar: Ladrão se passou por morador em área nobre de Belo Horizonte e invadiu…