Recuperado, Badan conta como foi ter superado a Covid-19

O parlamentar mutuense passou pelo protocolo da saúde pública para combater a doença

0
182
Ver. Lucas Badan / Fonte: www.novamutum.mt.leg.br
Ver. Lucas Badan / Fonte: www.novamutum.mt.leg.br

O vereador Lucas Badan (PSB) está entre as pessoas recuperadas da Covid-19 no município de Nova Mutum (localizado a 250 km de Cuiabá). O parlamentar estava ausente na 20ª Sessão Ordinária da Câmara, devido ao afastamento orientado por recomendação médica.

De acordo com os boletins epidemiológicos  da Secretaria Municipal de Saúde, nas ultimas 48 horas, houve registro de 62 novos recuperados.

Em entrevista exclusiva para a equipe do Diário Prime, o parlamentar explicou como tem lidado com a doença, nas duas ultimas semanas.

“Os primeiros sintomas fora do normal que eu senti, foram dor forte nas costas, que depois irradiou para a cabeça. E também tive sensação de febre, com calafrios e muita dor no corpo. Além disso, perdi o paladar e olfato, totalmente. E tive um cansaço extremo. Logo procurei um médico, antes que minha situação de saúde se agravasse”, explicou.

Diante dos sintomas, Badan relata que com sete dias de sintomas, foi orientado a realizar teste Covid-19. O resultado do exame, feito em laboratório particular foi negativo para a doença.

Mas, diante da persistência dos sintomas e da preocupação, devido ao seu histórico médico, que já conta com duas crises de pneumonia, o parlamentar buscou o atendimento médico do município. Ele explica que recebia visitas frequentes da equipe do posto de saúde do bairro onde reside. E eles lhe entregaram mais um teste para efetuar. O resultado, deste segundo exame, executado com 11 dias de sintomas foi positivo.

“Dá muito desespero e preocupação. Como passei por duas pneumonias muito fortes, o meu medo de pegar este vírus e sobrecarregar os pulmões e quem sabe precisar de hospital é assustador. Uma vez que não há mais leitos de UTI disponíveis em todo o estado”, esclareceu.

Tratamento com protocolo especial do “kit Covid”

O vereador, que já defendia a aplicação do protocolo específico do “kit Covid”, aprovada na semana passada pelo município, mostrou-se grato e satisfeito com a saúde pública de Nova Mutum. Uma vez que ele recebeu toda a assistência necessária, de forma rápida e eficaz.

“Graças a Deus, a mudança de protocolo veio pra ajudar a população, por meio do tratamento precoce. Medicamentos como Azitromicina, Ivermectina e Loratadina, disponíveis neste protocolo, me ajudaram muito na recuperação em casa. Além disso, eu ingeri bastante líquidos, para me manter hidratado, já que o paladar estava debilitado. E me isolei da própria família, dentro de casa. Fiquei em um dormitório fechado. Observando os cuidados de não compartilhar talheres e utensílios com os familiares. E graças a Deus me recuperei bem.”, relatou.

Por fim, Badan, que apesar de ter agido de maneira rápida e correta diante da Covid, acabou transmitindo a doença para a mãe, antes de ter a confirmação do vírus. Alerta a população, para que se isolem de suas atividade de imediato e busquem ajuda médica. E usem rigorosamente a máscara, pois ela serve de proteção para quem usa e para os demais em volta.

Sua mãe, dona Márcia, que faz parte do grupo de risco, por ser cardíaca e hipertensa, seguiu os mesmos protocolos da saúde pública municipal. Ela também já está recuperada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here