Produção industrial de Santa Catarina cresce 11,1% e se torna a segunda maior do país
A primeira fica com o Paraná com 14% de crescimento na produção industrial
Diante da crise econômica em todo o Brasil, o estado catarinense se mostra em ritmo de desenvolvimento e expansão. Sendo assim, a produção industrial de Santa Catarina está com um crescimento de 11,1%, o que torna o estado como a segunda maior do país.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal que hoje, 14.01, foram divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Também a comparação do crescimento foi baseada no mês de novembro/2020, entre o mesmo período de 2019.
Produção industrial de Santa Catarina
Em ritmo de recuperação devido à crise da pandemia, a produção industrial de Santa Catarina segue em forte crescimento. Assim, os números destacam o estado sulista, diante do cenário nacional, com bastante confiança no segmento.
Desse modo, seu desempenho está como a segunda maior alta entre os 15 lugares pesquisados. Com isso, o estado catarinense se apresenta bem acima da média nacional de 2,8%.
Segundo a palavra de Carlos Moisés, governador do estado, esses índices são os resultados que o governo catarinense está fazendo mediante protocolos sanitários.
Além disso, afirma que o governo busca a preservação das vidas. E também a segurança da retomada das atividades econômicas em meio a pandemia. Ademais, ainda reforça que o povo catarinense é resiliente e trabalhador.
Enfim, finaliza afirmando que o estado é competitivo e tem forte e diversificada economia. Portanto, ao unir forças, certamente, Santa Catarina se transformará em um lugar cada vez melhor para se viver.
Vale destacar que até o mês 11.2020, Santa Catarina superou em 9,5% a produção industrial de fevereiro, antes da pandemia da Covid-19.
Quatro indicadores de crescimento
Assim, o estado catarinense apresentou um resultado positivo em quatro indicadores da indústria no acumulado de 2020. Assim, são eles: produtos de papel, celulose e papel.
Também material de plástico e produtos de borracha; aparelhos, máquinas e materiais elétricos. Por fim, equipamentos e máquinas.
De acordo com Celso Albuquerque, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, ele afirma que a indústria de Santa Catarina é muito forte.
Além disso, é um dos grandes motores da retomada devido a sua diversidade e presença. Diante do resultado apresentado é notório que a sua produção está com um bom ritmo de recuperação, embora ainda a pandemia exista.
Portanto, isso mostra o trabalho que todos os catarinenses têm demonstrando a confiança que o estado está tendo. E isso é excelente para continuar crescendo e se tornando cada vez mais forte, em meio a crise, inclusive.
Outros lugares com forte crescimento
Além do crescimento da produção industrial de Santa Catarina, o primeiro lugar que mais cresceu está com Paraná. Assim, obteve uma porcentagem de 14%.
Então, Santa Catarina com 11,1% e, depois dela, segue Pernambuco com 10% de crescimento nesse segmento. Em seguida, está Rio Grande do Sul com 8,7% e Amazonas com 7,8%.
Após esses, segue Ceará com 6%; Minas Gerais com 5,2%; São Paulo com 4,7%. Ainda com crescimento, destaca também a região nordeste com 3%.
Como lido, a produção industrial de Santa Catarina é a segunda melhor do país, diante do cenário nacional. Enfim, espera-se que continue crescendo e se fortalecendo na economia.
Também leia: Seis Cidades Mais Ricas De Santa Catarina Estão Na Lista Das 20 Do Sul Do Brasil