Píter pede medidas mais brandas para facilitar delivery de lanchonetes e restaurantes

0
235
Ver. André Píter / Fonte: www.novamutum.mt.leg.br
Ver. André Píter / Fonte: www.novamutum.mt.leg.br

O vereador André Píter (PRB) indicou a necessidade de flexibilizar o horário de funcionamento de lanchonetes, restaurantes e entregas delivery no município de
Nova Mutum. A Propositura aconteceu durante a 22ª Sessâo Ordinária da Câmara de Vereadores, desta segunda (13.07).

No entanto, o parlamentar defendeu que com esta medida, o comércio local será beneficiado, uma vez que terá mais oportunidades de trabalho. Além disso, as pessoas poderão ter alternativas de lazer, em família, na segurança de suas casas.

“Flexibilizar essa medida, em particular, poderia trazer mais benefício.
Isso porque, hoje, as famílias que ficam em casa têm os delivery como lazer, pedir uma comida e ficar em casa, enquanto os empresários continuam trabalhando, mesmo com as portas fechadas”, justificou, na indicação nº 091/2020.

Situação do Comércio em Nova Mutum

O município vem seguindo precauções rígidas, recomendadas pelo Ministério Público (MP), desde o dia 29 de junho. Isso se deve ao fato da cidade ter sido classificada como sendo de “alto risco”, e recentemente de “muito alto risco”, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Dentre as medidas adotadas, para tentar frenar a disseminação e o contágio do novo Coronavírus, estão o fechamento de bares, lanchonetes e conveniências. Podendo trabalhar apenas com delivery, até as 20:30.

Diante disso, os cidadãos mutuenses encontram-se se opções de lazer em suas casas, uma vez que o horário de fechamento dos estabelecimentos citados acima é considerado muito cedo. Tudo isso, em respeito ao toque de recolher, que vai das 21h até as 5h.

Além disso, outras categorias da economia local também sentiram os impactos do fechamento precoce, decretado nas ultimas duas semanas. Entre eles estão academias de ginástica, distribuidoras de bebidas e igrejas.

Coronavírus na cidade

Do início da pandemia, até o momento, foram registrados 3.121 casos notificados. E 725 pessoas confirmadas com o novo Coronavírus. Já os recuperados alcançam 630, conforme boletim epidemiológico n° 83, da Secretaria Municipal de Saúde.

Porém, as vidas perdidas chegaram a 16, desde o início da pandemia.

De modo geral, as pessoas tem obedecido às regras do distanciamento social, impostas pelo decreto 10, de 29 de junho de 2020. O uso de máscaras continua sendo obrigatório, assim como o toque de recolher.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here