Take a fresh look at your lifestyle.

Nova Mutum e as novas medidas rígidas contra o novo Coronavírus

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), o município de Nova Mutum (localizado a 250 km de Cuiabá) tem estado no radar das cidades de alto risco de contaminação pelo novo Coronavírus.

Sendo assim, desde o início da pandemia, causada pela Covid-19, a cidade já perdeu 11 pessoas, e o óbito mais recente, confirmado nesta quarta (01.07), no Boletim de vigilância epidemiológica nº 74.

Além disso, ainda segundo o relatório, foram registradas 485 pessoas confirmadas com a doença. E destas, 298 já estão recuperadas, e outras 153 se encontram em isolamento domiciliar.

No entanto, estes são os outros municípios listados na classificação de “alto risco”, juntamente de Nova Mutum: Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Campo Verde, Cáceres, Matupá, Nossa Senhora do Livramento, Porto Esperidião,  Querência , Pedra Preta e Marcelândia.

Da esma maneira, em Mato Grosso, os números também são alarmantes. De acordo com o boletim epidemiológico emitido ontem (01.07), até o momento o estado já notificou 9.461 casos. E confirmou outros 17.401 pacientes, dos quais 6.543 já estão recuperados. Infelizmente, os óbitos já somam 665 cidadãos, até o momento.

Calamidade e medidas drásticas em Nova Mutum

Diante dos fatos mencionados acima e por se tratar de doença viral, de rápida transmissão e infirmações ainda pouco conhecidas pela ciência e sociedade, o sistema de saúde entrou em colapso.

Então, para tentar amenizar a situação e conscientizar as pessoas sobre o perigo do novo Coronavírus, algumas medidas foram tomadas. As mais recentes delas, foram recomendadas pelo Ministério Público a Nova Mutum e todos os municípios mato-grossenses.

A primeira, foi o toque de recolher, estipulado das 21h até as 5h para todos os cidadãos e estabelecimentos. Exceto os considerados serviços essenciais, como farmácias, segurança e indústrias alimentícias.

Outra medida adotada, foi a instalação de barreiras sanitárias em pontos estratégicos, e a redução do horário de expediente dos órgãos municipais, para diminuir gastos. E a inauguração do Hospital regional Hilda Streneger Ribeiro, já neste início de mês. Com 20 leitos de UTI, exclusivos para atender casos de Covid-19.

Por outro lado, as medidas enérgicas, ficam por conta do  Decreto nº 102, de 29 de junho de 2020, que estipula o funcionamento geral do comércio vai obrigatoriamente até as 20:30. Porem, respeitando o toque de recolher que estava em vigor anteriormente.

Bares e lanchonetes permanecem fechados, funcionando somente para delivery, e sem comercializar bebidas alcoólicas a partir desta sexta (03.07).

 

Comentários estão fechados.