Nova Mutum comemora seus 32 anos sem festa; entenda

0
368
Nova Mutum / Fonte: http://www.novamutum.mt.gov.br/
Nova Mutum / Fonte: http://www.novamutum.mt.gov.br/

O município de Nova Mutum realizou um ato solene nesta sexta (03.07), em homenagem ao aniversário da cidade, que será comemorado no sábado (04.07). Na ocasião, estiveram presentes o prefeito municipal, Adriano Xavier Pivetta, juntamente da primeira-dama; o vice-prefeito, Leandro Félix; o pastor Maciel e o padre Alisson.

Contudo, o evento, transmitido via live de Facebook, da prefeitura, foi iniciado com oração e reza, dos dois líderes religiosos presentes. Como forma de abençoar a cidade, em mais esta data.

Entretanto, a cidade que completará pouco mais de três décadas de existência, não terá festividades, devido à pandemia por Coronavírus. No entanto, Pivetta fez um discurso emocionado, clamando por fé em dias melhores.

“Estou vendo uma comemoração dos 32 anos de Nova Mutum, que jamais qualquer um de nós esperaria. Mas com fé, com esperança isso tudo logo vai ser superado. Não teremos comemoração juntamente com a sociedade como de costume, antes a sociedade participava tínhamos alguns eventos, mas hoje o mais importante é o que cada um guarda no coração e em primeiro lugar é realmente a fé, a coragem e determinação para que logo possamos voltar à vida normal. Que esse período sirva para nós realmente entender que é necessário nós mudarmos as nossas atitudes os nossos costumes no nosso dia a dia, olhar mais para o nosso próximo viver mais um amor de Deus e com essas palavras. Eu quero aqui agradecer a você muito em cima aquele que veio e sofreu aquele que aqui está chegando nesse momento difícil que a gente mesmo sem poder com esse distanciamento que a gente receber a mão de uma maneira única e que possamos juntos somarmos as forças para vencer esse momento difícil”, afirmou.

A fundação

De acordo com documentos oficiais do município, em 1978, o paulista José Aparecido Ribeiro adquiriu terras de Jorge Rachid Jaudy para o Projeto de Colonização Mutum. A denominação Mutum tem origem no nome da ave mutum, facilmente encontrada na região. A exploração do cerrado estava trazendo novas perspectivas para a agropecuária. O projeto estabeleceu inicialmente duas etapas agropecuárias, e foi destinada uma terceira, para a futura cidade de Mutum. Os primeiros moradores chegaram a região dia 6 de junho de 1978. A denominação original foi conservada e quem deu o nome à fazenda, ao projeto, e à cidade foi o sr. José Aparecido Ribeiro. Surgiram crises entre a população e a firma colonizadora. Assim, não se optou pelo nome de Mutum, dado pela firma, mas pelo de Nova Mutum, dando a entender que o progresso escapava das mãos da empresa. A Lei nº 4.408, de 26 de novembro de 1981, criou o distrito de Nova Mutum, no município de Diamantino. O município de Nova Mutum foi criado através da Lei Estadual nº 5.321, de 4 de julho de 1988.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here