Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Operação agricultor fantasma em Blumenau já tem 5 pessoas indicadas pela polícia civil para investigação

A investigação é sobre o uso irregular do recurso financeiro para merenda escolar

A operação agricultor fantasma em Blumenau/SC investiga uma suspeita irregularidade na compra de verduras para merenda escolar no município. O caso está sendo visto desde outubro de 2020. E, em 13.01, quarta-feira, a polícia chamou cinco pessoas envolvidas da administração pública.

Leia mais: Blumenau/SC Lidera O Ranking Com Maior Capacidade De Geração De Energia Solar

Operação agricultor fantasma em Blumenau já tem 5 pessoas indicadas pela polícia civil para investigação
Operação agricultor fantasma em Blumenau já tem 5 pessoas indicadas pela polícia civil para investigação Foto: Freepic

Assim, são estas: servidora da secretaria de Educação, funcionária da Diretoria de Desenvolvimento Rural do município. Além dessas, um ex-servidor, um membro do sindicato de agricultores. E, por fim, um agricultor.

Essas informações são de acordo com o responsável por esse caso, o delegado Lucas Almeida. Desse modo, as investigações são com todos esses envolvidos.

Operação agricultor fantasma em Blumenau/SC – Causas da investigação

Essa operação agricultor fantasma em Blumenau investiga a corrupção nas escolas. E o assunto é quanto ao uso da merenda no local.

Sendo assim, a investigação acontece pelo enorme faturamento nas compras de alimentos. Estas são da agricultura familiar para o programa de merenda escolar.

Então, todos os valores são do governo federal que envia ao órgão público. Por isso, está sendo investigado, pois está com valores acima do normal.

Segundo o delegado, Almeida, desde 2019 esse grupo realizava o esquema de fraude. De igual modo, com o uso do grande faturamento de produtos.

No entanto, segundo a investigação, parte desses alimentos não vinham da agricultura familiar. Mas era o previsto no programa do governo federal. E, sim, da Central de Abastecimento Ceasa, de Blumenau/SC.

Ainda nesse assunto, Almeida afirma que os valores constantes no contrato dos alimentos se encontram muito acima do valor de mercado. Então, se comparado com o mercado comum, daria uns 40% de superfaturamento.

Caso a comparação seja feita pela Ceasa, o valor seria bastante acima, com o total aproximado de 100%, de aumento.

Prefeitura de Blumenau/SC divulga nota oficial sobre o caso

Em nota oficial, a prefeitura de Blumenau/SC, esclarece sobre a conclusão do caso. Assim, descreve os seguintes termos.

A respeito da finalização sobre a merenda escolar que está em notícia, ele diz:

Não há nenhum comunicado oficial para a prefeitura. Também nenhuma informação em jornal chegou até ele.

Então, quando a prefeitura tiver um esclarecimento pelo órgão público, ela se manifestará. Mas até agora nada foi concluído!

Ademais, com o relato da polícia, a prefeitura demitiu o servidor público citado no caso. Além disso, o prefeito determinou a apuração interna para ver os detalhes.

O prefeito decidiu que a autoridade fiscalize todos os contratos. Esses são a respeito da compra de produtos da agricultura.

Assim, tem o objetivo de assegurar a honestidade. Até porque é fundamental a continuidade desse programa, pois gera renda.

Também auxilia a manter os produtos rurais do campo. Então, finaliza a prefeitura afirmando que essa auditoria está em fase de conclusão.

Como lido, essa operação agricultor fantasma em Blumenau será de grande importância. Com isso, haverá correto repasse dos valores para a merenda escolar!

Também leia: Com Risco Gravíssimo Em Várias Regiões, Justiça De SC Determina 10 Dias Para Ações De Combate Ao Covid-19

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.