Em entrevista ao Jornal Diário Prime, o coach Evaldo Faria explica o que é coaching e como efetivamente ele ajuda as pessoas
O profissional revelou detalhes dessa profissão que É muito falada no país, porém, Ainda pouco compreendida

+Destaque: Line Coaching já produz resultados em Belo Horizonte

Mas você sabe mesmo o que é o Coaching?! Sabe pra que serve?! Conhece os benefícios advindos dessa metodologia?!

Uma das profissões mais comentadas do momento é a de Coach. Inclusive, já foi até temática de novela global em horário nobre. Mas você sabe mesmo o que é o Coaching?! Sabe pra que serve?! Conhece os benefícios advindos dessa metodologia?! Pra entender um pouco mais sobre o assunto, o Diário Prime bateu um papo com um profissional da área. O Coach Evaldo Faria é o entrevistado de hoje. Acompanhe abaixo.

DP- Primeiramente, PODERIA DESCREVER UM POUCO SOBRE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E COMO O COACHING SURGIU EM SUA VIDA?

EF– Sim, claro, minha primeira formação é no campo do Direito. No qual tive várias experiências interessantes. Notadamente, advogando para Multinacional e depois combatendo o mercado ilegal de produtos. Ocasião que protegemos marcas como NICK, BIC, SOUZA CRUZ, LOUIS VUITTON dentre outras. Na busca natural pelo aperfeiçoamento contínuo, conheci o Coaching e me apaixonei com as incríveis oportunidades de intervir positivamente na melhora das pessoas e das empresas. Fiz várias formações na área, e desde então, e agora com maior intensidade, busco realizar esse trabalho. Paralelamente a isso, exerci funções eclesiásticas no universo cristão. O que certamente me ajudou bastante na compreensão das dores humanas e o seu desejo de autodesenvolvimento.

DP- O COACHING CRESCEU MUITO NOS ÚLTIMOS TEMPOS. A QUE SE DEVE ESTA FEBRE?

EF- A rigor, vivemos em mundo de frenéticas transformações. Um mundo mais exigente. Mais competitivo, como nunca antes. E o ser humano precisa se preparar. Conhecer mais da realidade que o cerca e principalmente de si mesmo, para realizar todas as suas potencialidades e alcançar seus sonhos. Desse cotejo, entre a situação que se apresenta e a necessidade manifestada no indivíduo, surge a procura por ferramentas de auto desenvolvimento. Cenário, portanto, favorável à aparição do coaching.

DP- POR QUE O COACHING É DE FATO ÚTIL ÀS PESSOAS?!

EF- Exatamente porque tem uma proposta segura e muitas vezes testada com sucesso, de capacitar o indivíduo para vencer esses desafios contemporâneos.

DP- MAS COMO FUNCIONA O COACHING?

EF- Podemos conceituar o coaching como um método através do qual se aprende ferramentas eficazes para melhora de performance. Retirando o indivíduo do seu estado atual e o conduzindo até o seu estado desejado. Levando-o a alcançar seus objetivos (emagrecimento, melhora de comunicação e na autoconfiança, melhora no desempenho profissional, melhora na relação com os filhos e no casamento, escrever um livro, passar numa prova etc.).

DP- ISSO NÃO É UM MIX ENTRE PSICOLOGIA E CONSULTORIA?

EF- (RISOS) – Todas essas áreas do conhecimento humano são bem-vindas e cumprem de forma positiva o seu papel na vida das pessoas. O trabalho da psicologia ou mesmo da psicanálise visa lidar com os traumas advindos dos acontecimentos ou experiências vividas e a formação das camadas da personalidade. A consultoria identifica problemas e realiza a solução desses mesmos problemas identificados. Mas o coaching busca trabalhar na mudança do chamado mindset (mapa mental) do coachee (cliente atendido pelo coach), afim de que ele mesmo, munido das ferramentas adequadas, promova as ações transformadoras do seu status quo.

DP- O TRABALHO É REALIZADO ATRAVÉS DE SESSÕES, É ISSO MESMO?

EF- Sim, no nosso caso, marcamos uma sessão inicial de identificação ou diagnóstico, na qual explicamos como funciona o método e a atitude necessária do coachee para se alcançar o resultado nesse trabalho. Neste encontro se define a quantidade das sessões a serem trabalhadas, 8 a 12 (dependendo de cada caso). Elas costumam durar entre 1h a 1h30. Podem ser feitas pessoalmente ou através de recursos eletrônicos como o Skype, por exemplo.

DADOS DO ENTREVISTADO – Formação na área de Life Coaching, Coaching Executive, Palestrante e Analista Comportamental. Atua a partir de Belo Horizonte, MG. Pode ser achado no celular – 31-997-950664.

Colabore, deixe seu comentário logo abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here