- Publicidade -

Invasão lusitana: 5 técnicos portugueses e suas histórias no futebol brasileiro

Com histórias de sucesso e fracasso seja na elite, seja nas divisões mais modestas; confira quatro técnicos portugueses no futebol brasileiro

Com a demissão de Fernando Diniz do comando do São Paulo neste momento crucial de fim de Brasileirão, vários nomes de treinadores estrangeiros foram citados. No entanto, o futebol brasileiro tem preferido certos lusitanos: veja quais são estes técnicos portugueses e suas experiências no futebol brasileiro.

Leia também: Valeu a pena o investimento? Veja como estão os times mais valiosos do Brasileirão na Série A

Jesualdo Ferreira

O primeiro nome dos técnicos portugueses na nossa lista é o senhor Manuel Jesualdo Ferreira, que assumiu o comando do Santos na temporada de 2020. No entanto, as coisas não saíram como planejado e o treinador lusitano deixou o Peixe no meio do Brasileirão, sendo demitido pelos cartolas santistas.

Com quarenta anos de carreira como treinador e outros tantos como jogador, Jesualdo treinou todos os grandes clubes portugueses, se tornando um dos mais vencedores da história futebolista lusitana. Além de Portugal, Jesualdo foi campeão nacional como treinador no Qatar e no Egito.

Por outro lado, Jesualdo não teve uma boa passagem no Santos: o técnico foi demitido após uma sequência de resultados negativos que só parou porque os jogos foram interrompidos durante o início da pandemia. Na volta do calendário, Jesualdo já se encontrava na Europa. Assim, atualmente o professor treina a equipe lusitana do Boavista.

Ricardo Sá Pinto

Outro da nossa lista de técnicos portugueses no futebol brasileiro é o lusitano Ricardo Sá Pinto, que passou como um cometa pelo comando do Vasco: chegou brilhante, chamando atenção para si, mas logo despencou e desapareceu.

Assim, por algumas rodadas o Gigante da Colina teve o português no comando do elenco. No entanto, a situação financeira do Vasco o levou a deixar a aposta lusitana de lado, e tentar escapar do rebaixamento com a ajuda do experiente Vanderlei Luxemburgo, que assumiu no lugar de Sá Pinto.

Jorge Jesus

Jorge Jesus é responsável pela melhor temporada do Flamengo neste século. Assim, o mister assumiu o comando do rubro-negro carioca em 2019, e revolucionou o estilo de jogo do clube da Gávea.

Logo, Jesus já era um treinador renomado e vencedor de muitos títulos quando assinou com o Flamengo. Assim como seu colega Jesualdo, Jorge Jesus conquistou vários troféus no futebol português.

Vindo do Al Hilal, o português trocou o futebol árabe pelo brasileiro, e fez um ótimo negócio. Assim, Jorge Jesus foi campeão brasileiro e da Libertadores em 2019; e no primeiro semestre de 2020 o Mister ainda abocanhou a Recopa Sul-Americana, a Supercopa do Brasil e o Cariocão.

O Mister se despediu do Rio de Janeiro e voltou para Portugal, onde atualmente comanda o Benfica.

Veja também: Técnicos portugueses – o que os levaram a ganhar a Libertadores dois anos seguidos

Abel Ferreira

O segundo lusitano à conquistar a América em dois anos seguidos, o jovem treinador Abel Ferreira é presença certa na nossa lista de treinadores portugueses. Assim, nem precisamos falar que a história de Abel, apesar de curta, já é vitoriosa.

O lusitano assumiu o Palmeiras depois da demissão de um velho conhecido palestrino: o treinador Vanderlei Luxemburgo. Dessa forma, o Verdão seguiu o exemplo do Flamengo no ano anterior, e resolveu buscar um lusitano para comandar a equipe.

Assim, o resultado tem dado certo: Abel Ferreira conquistou a Libertadores de 2020 com o Palmeiras, e ainda se encontra bem posicionado na tabela do Brasileirão, entre os seis primeiros colocados.

Luis Miguel Gouveia de Oliveira

Bem menos prestigiado que seus colegas listados acima, o português Luis Miguel Gouveia de Oliveira atua em equipes bem mais modestas do futebol brasileiro. Assim, o cenário de atuação de Gouveia são as divisões que nem sempre são as primeiras.

Invasão lusitana: veja X técnicos portugueses e suas histórias de sucessos (e fracassos) no futebol brasileiro Imagem: Reprodução instagram @cascavelcr
Invasão lusitana: veja X técnicos portugueses e suas histórias de sucessos (e fracassos) no futebol brasileiro Imagem: Reprodução instagram @cascavelcr

O treinador português já comandou o CR Cascavel, no Paraná, mas a trajetória do treinador ganha força e títulos nos clubes do Nordeste. Recentemente, ele treinou as equipes de Moto Club, Timon e Pinheiro, todos no Maranhão.

Atualmente Gouveia se aventura comandando uma equipe do futebol cearense, onde treinou o Itapipoca em 2020. O modesto treinador lusitano foi campeão das segundas divisões maranhense e cearense, e encerra nossa lista de técnicos portugueses.

Saiba mais: Veja o comparativo entre desempenho de Abel Ferreira no Palmeiras e Jorge Jesus no Flamengo

Comentários
Loading...